Notícias

Ufac realiza encontro internacional entre Atacama e Amazônia

publicado: 27/08/2019 11h09, última modificação: 18/11/2022 16h10
270820190.jpg

Com o objetivo de promover intercâmbio de conhecimento e cultura entre indígenas do Acre e de Atacama (Chile), ocorre de 2 a 6 de setembro, no auditório do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Acre (Sebrae-AC), o 2º Encontro Atacamenho-Amazônico.

O evento é realizado pelo Centro de Arqueologia e Antropologia Indígena da Amazônia Ocidental (Caainam), da Ufac, em parceria com Federação do Povo Huni Kui do Acre (Fephac), Secretaria de Estado de Empreendedorismo e Turismo, Malen-Ko Produções Culturais e Sebrae-AC. 

O encontro também visa fortalecer relações entre instituições atacamenhas e amazônicas, por meio de atividades de cooperação sociocultural e científica, voltadas ao desenvolvimento de ensino, pesquisa e extensão, além de retomar avanços no resgate da origem desses povos e ampliar o turismo cultural nas regiões.

Confirmaram presença no 2º Encontro Atacamenho-Amazônico a maior rede de telescópios do mundo, o observatório Atacama Large Millimeter Array (Alma); o renomado pesquisador em arqueologia, Augustín Llagostera; a Embaixada chilena; o Conselho dos Povos Atacamenhos; a Prefeitura de San Pedro de Atacama; a Universidade Nacional San Antonio Abad de Cuzco; IMC; Embrapa; Iphan, entre outros. 

O evento é aberto ao público e disponibilizará certificados aos participantes; não é necessário realizar inscrição antecipada.

Confira a programação