Notícias

Ufac recebe homenagem da Câmara Municipal por nota no Enade

publicado: 30/10/2019 14h38, última modificação: 18/11/2022 16h10
301020194.jpg

A Câmara Municipal de Rio Branco homenageou a Ufac pela nota 5 dos cursos de Direito e Psicologia, conceito máximo no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), realizado em 2018. A Moção de Aplauso, proposta pelo vereador Eduardo Farias (PCdoB), foi recebida na manhã desta quarta-feira, 30.

O Enade é realizado a cada três anos para avaliar o rendimento dos alunos que estão concluindo graduação quanto às competências adquiridas durante o curso, entre outros aspectos, e tem um grande impacto na educação superior brasileira, oferecendo informações importantes sobre a qualidade da formação que a universidade oferece aos estudantes e disponibiliza à sociedade. 

Durante a cerimônia, a reitora da Ufac, Guida Aquino, destacou a importância da universidade para a cidade de Rio Branco e para o Acre. “A Ufac hoje é avaliada com nota 4; apenas três, de 13 universidades federais da região Norte, obtiveram essa nota”, disse. “A Ufac é uma universidade amazônica que vem cumprindo seu papel no desenvolvimento da região, formando grandes profissionais.” 

Para o vereador Eduardo Farias, a nota máxima obtida pelos cursos da Ufac demonstra que críticas feitas contra a instituição não refletem a realidade e, por isso, no momento, o desempenho da universidade precisa ser reconhecido publicamente. “Esta casa não poderia se omitir em um momento tão importante para formação do nosso povo, ainda mais quando a educação brasileira passa por um ataque”, comentou. “Todos nós devemos repudiar esses ataques ao ensino, porque um feito desse não é obra do acaso; é fruto de trabalho e dedicação de muitos.” 

A coordenadora de Direito da Ufac, Jucyane Pontes de Assis Brito, lembrou que o curso é um dos mais antigos da instituição. “Com uma longa história no Estado do Acre, mais de 50 anos, o curso de Direito tem buscado, mesmo com todas as adversidades, uma boa formação para nossos alunos. E tem conseguido sempre bons resultados nos exames da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] e no Enade.” 

A coordenadora do curso de Psicologia da Ufac, Patrícia Yano, leu uma mensagem da egressa Kahuana Carolina Leite, que fez a prova do Enade. A ex-aluna relatou o carinho dos professores e o apoio durante a realização do exame. “Nossa balbúrdia é 5 no Enade. O coração está transbordando de emoção desde o recebimento da notícia. A educação é o caminho para qualquer mudança”, destaca um trecho do depoimento.

Clique aqui para visualizar o álbum de fotos.