Ufac recebe pesquisadores da Universidade de Copenhague

publicado: 11/11/2019 16h42, última modificação: 18/11/2022 16h10
VisitaCopenhagen.jpg

A Ufac recebe, nesta semana, a visita dos pesquisadores Henrik Lütken e Bruno Trevenzoli, da Faculdade de Ciências da Universidade de Copenhague (Dinamarca). Em junho deste ano, as duas instituições, através do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza e do Departamento de Plantas e Ciências Ambientais, assinaram termo de cooperação que apoia interesses das duas universidades nos campos de educação e pesquisa.

Os visitantes foram recebidos pelo reitor em exercício, Josimar Batista, no gabinete da Reitoria, para reunião de apresentação nesta segunda-feira, 11. À tarde, os pesquisadores comandam um ciclo de palestras sobre estudos desenvolvidos na universidade estrangeira.

“Esse protocolo envolve todos os nossos cursos de graduação e pós-graduação na área de ciências agrárias”, avaliou Batista. “Como administração superior, entendemos a importância da internacionalização da universidade e, como teremos possibilidade de estágio para alunos na Dinamarca, assim como mobilidade docente, será um marco e um avanço na consolidação da nossa pós-graduação.”

A parceria entre as duas universidades começou a ser construída em janeiro deste ano, a partir do convite à professora Almecina Balbino, através do pesquisador Bruno Trevenzoli Favero e do professor Henrik Lütken, para ministrar palestra na Universidade de Copenhague. A professora acreana trabalha com plantas alimentícias, medicinais e ornamentais da Amazônia, tema que se destaca entre os estrangeiros.

“O trabalho com plantas medicinais e o conhecimento de comunidades tradicionais chama atenção de todo o mundo que busca a cura de qualquer doença, disse Almecina. “Realizo bioprospecção de plantas medicinais, o que possibilita encontrar novas espécies potenciais. Faço levantamento, por exemplo, de plantas para tratamento de malária, diabetes e outras doenças de interesse para a comunidade.”

A Ufac é a primeira universidade da Amazônia a firmar parceria com a Universidade de Copenhague. O termo de cooperação tem duração de cinco anos e entre os beneficiados estão os programas de pós-graduação em Sanidade e Produção Animal; em Agronomia: Produção Vegetal; e em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia.

Ufac recebe pesquisadores da Universidade de Copenhague

“Nós, na Dinamarca, temos interesse em um programa de duplo doutoramento que trará prestígio para ambas instituições”, destacou Bruno Trevenzoli. “Ainda que tenhamos um certo destaque em tecnologia, há muito interesse de pesquisa sobre a Amazônia para prospecção de novos fármacos, novas espécies, seja para entendimento dos efeitos no clima, na agricultura, entre outros.”

O ciclo de palestras com os pesquisadores convidados ocorreu no auditório do Órgão dos Colegiados Superiores. A abertura foi realizada pelo coordenador do programa de pós-graduação em Agronomia: Produção Vegetal, professor Márcio Martins. Henrik Lütken proferiu a palestra “Aplicação de ‘R. rhizogenes’ para Transformação de Plantas Ornamentais” e Trevenzoli proferiu a palestra “‘Rhizobium rhizogenes OFFs 11-15’ Papéis Específicos em Características de Plantas Compactas: Uma Abordagem Fenotípica a Transcriptômica”.