Notícias

Ufac recebe visita de representantes do Conep

publicado: 29/05/2019 17h07, última modificação: 18/11/2022 16h09
Conep.jpg

A Ufac recebeu a visita de duas representantes do Comitê Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) nesta quarta-feira, 29, no campus-sede. As consultoras da representação nacional, Ludmila Marengo e Giannina do Espírito Santo, cumprem agenda oficial que ocorre em todo o país e que faz parte do cronograma de capacitação de membros e coordenadores do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) local.

A capacitação está vinculada ao Programa de Qualificação dos CEPs, que é uma ação de ensino e aprendizagem conjunta do Conep e do Ministério da Saúde, com parceria do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Hospital Moinhos de Vento). A atividade visa educar e promover o reconhecimento entre os CEPs e o Conep, com o intuito de padronizar o trabalho administrativo dos comitês, além de fortalecer a análise e discussão ética envolvendo as pesquisas em suas respectivas instituições. 

Ufac recebe visita de representantes do Conep

Entre as atividades da manhã, esteve uma reunião com os coordenadores do CEP, além do reconhecimento do atual espaço físico dedicado ao comitê. O grupo também foi recebido pela reitora em exercício, professora Ednaceli Damasceno, para apresentação das atividades. À tarde, as representantes do Conep conduziram uma roda de conversa com os membros do CEP/Ufac sobre a proteção ética do participante de pesquisa.

Ainda durante o encontro, a professora Luciete Albuquerque, ex-coordenadora do comitê local, recebeu, no gabinete da Reitoria, um certificado de moção de reconhecimento pela dedicação ao CEP/Ufac desde 2010.

professora Luciete Albuquerque