Ufac recepciona calouros do 2º semestre com kits estudantis

publicado: 07/08/2019 16h15, última modificação: 18/11/2022 16h10
Estudantes.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, e o vice-reitor Josimar Batista recepcionaram os alunos matriculados para o segundo semestre de 2019 e fizeram a entrega dos kits estudantis, na manhã desta quarta-feira, 7, no anfiteatro Garibaldi Brasil. Pró-reitores, representantes de coordenações de curso, de centros acadêmicos e do Diretório Central dos Estudantes também participaram da recepção aos calouros.

No segundo semestre de 2019 ingressaram 380 novos alunos dos cursos de Música, Filosofia, Letras/Espanhol, Jornalismo, Medicina, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Nutrição e Saúde Coletiva. A programação oficial de recepção aos calouros termina nesta quinta-feira, 8.

Guida ressaltou que a abertura do segundo semestre letivo deste ano é um fato importante para a história da sociedade acreana e para a universidade, porque 42,52% das verbas da instituição foram bloqueadas pelo Ministério da Educação (MEC), inviabilizando serviços básicos, como limpeza e manutenção dos campi da instituição, além de dificultar o pagamento do fornecimento de energia elétrica.

“Estamos iniciando o semestre, mas podemos parar ainda este mês se não for desbloqueado o orçamento das universidades”, alertou. “Das 63 universidades federais brasileiras, mais da metade deve fechar suas portas ainda em agosto; o restante não passa do final de setembro.”

Reitora Guida Aquino

A reitora também anunciou que promoverá debate com toda a comunidade acadêmica sobre o programa Future-se, apresentado pelo MEC em 17 de julho. “Precisamos entender juntos os impactos dessa medida para a Ufac, pois, de antemão, 16 leis que garantem a autonomia das universidades são perpassadas”, disse.

O vice-reitor também conclamou o engajamento dos novos alunos na defesa da manutenção da gratuidade das universidades públicas e ressaltou que a Ufac é uma das melhores instituições de ensino da região Norte.

“Em toda a Amazônia, apenas três universidades têm nota 4, de uma escala que vai até 5”, lembrou. “Esse é um conceito muito bom. Além disso, em sete anos tivemos grande crescimento na graduação e na pós-graduação. Não podemos regredir; precisamos seguir crescendo e melhorando cada vez mais.”

Como parte da programação e para promover conscientização sobre o uso ético das redes sociais, foi ministrada a palestra “Liberdade de Expressão em Tempos de Mídias Digitais”, pelo juiz de Direito Giordane Dourado.

juiz de Direito Giordane Dourado