Ufac sedia 6º Simpósio Internacional de Música na Amazônia

publicado: 06/11/2019 09h31, última modificação: 18/11/2022 16h10
061120191.jpg

A Ufac sedia o 6º Simpósio Internacional de Música na Amazônia (Sima) até esta sexta-feira, 8. A abertura do evento ocorreu na manhã desta terça-feira, 5, no anfiteatro Garibaldi Brasil.

Único evento acadêmico internacional em música realizado na região Norte do Brasil, o Sima teve início em 2010, por iniciativa do Núcleo Amazônico de Pesquisa Musical (Ufac/CNPq) e já ocorreu nos Estados do Amazonas, Rondônia e Pará. Esta é a terceira vez que a Ufac sedia o encontro, este ano com parceria da Fundação Garibaldi Brasil e do Instituto Federal do Acre.

“É gratificante ver que, mesmo com todas as dificuldades orçamentárias que atravessamos este ano, a Ufac ainda consegue manter seu papel de formar cidadãos e profissionais competentes, graças ao empenho dos professores e dos próprios alunos, que se unem ainda mais em momentos de dificuldade”, elogiou a reitora Guida Aquino.

A expectativa dos organizadores é atrair alunos e interessados em música, fomentando a troca de conhecimentos com potenciais pesquisadores e colaboradores de outras instituições. “Trabalhamos há um ano na organização desse evento. A programação conta com convidados de outras instituições que sem dúvida vão auxiliar na formação de nossos alunos e no fomento de arte e cultura no Estado”, destacou a organizadora do evento, professora Ana Elisa Bonifácio.

A programação inclui palestras, minicursos, mesas-redondas, grupos de trabalho e atrações culturais. “O Sima é um evento enriquecedor; é importante para ampliar horizontes e dimensões que vão contribuir não apenas na esfera musical, mas também educacional”, avaliou a coordenadora do curso de Música, professora Luciene Bittencourt.