Notícias

Ufac sedia evento sobre ciência e tecnologia na Amazônia

publicado: 25/04/2019 17h39, última modificação: 18/11/2022 16h09
CITA.jpg

A abertura do 1º Simpósio em Ciência, Inovação e Tecnologia para Amazônia ocorreu na noite dessa quarta-feira, 24, no auditório do bloco dos Mestrados do campus-sede da Ufac. O evento, que termina nesta sexta-feira, é organizado pelo programa de pós-graduação em Ciência, Inovação e Tecnologia para a Amazônia (PPG-Cita).

A programação é composta de mesas-redondas, apresentações orais e pôsteres. Entre os assuntos discutidos, estão: inovação e tecnologia no Estado do Acre; sistema de acesso ao patrimônio genético e ao conhecimento tradicional associado; inovação e empreendedorismo.

“Que o embrião desse evento possa se solidificar e crescer, envolvendo cada vez mais nossos parceiros externos e aproximando diferentes entidades em busca do desenvolvimento tecnológico e econômico do nosso Estado”, disse o reitor em exercício da Ufac, Josimar Batista. “A gestão superior busca as estratégias necessárias para consolidar o Cita chegar ao doutoramento num prazo possível de três anos.” 

Discutir o tema “Desafios da Ciência e Inovação Tecnológica na Amazônia” é o cerne desta 1ª edição do simpósio. “Desenvolver e manter pesquisa na Amazônia nunca foi fácil”, apontou a coordenadora do programa, Clarice Maia. “E as razões são pouca quantidade de profissionais com formação e reduzidos recursos e infraestrutura, dificultando a concorrência com as demais regiões do país.” 

Ufac sedia evento sobre ciência e tecnologia na Amazônia

O objetivo do evento é possibilitar a interação da comunidade acadêmica (pesquisadores, professores e estudantes) com empresários e demais profissionais atuantes na área de ciência e tecnologia, como forma de divulgação da produção técnico-científica da especialidade e áreas afins. “Precisamos integrar as necessidades do Estado com a academia e acreditamos que a parceria com outros setores e o fomento ao empreendedorismo podem otimizar esse processo”, concluiu Clarice.

Ao fim da solenidade de abertura foi feito o lançamento do livro “Ciência, Inovação e Tecnologia na Amazônia”, com produções de pesquisadores do Acre, Rondônia e Amazonas.