Workshop discute trabalho e fluxos migratórios

publicado: 25/02/2019 12h18, última modificação: 18/11/2022 16h09
fotocapa.jpg

- Foto: ASCOM

O curso de Geografia da Universidade Federal do Acre (Ufac) realiza, em parceria, o workshop “Solidariedade, Trabalho e Exploração: Um Olhar para Alternativas Sociais e Ambientais Transformadoras”. A programação teve início nesta segunda-feira, 25, no Centro de Convenções do campus-sede, e continua nesta terça-feira, 26, e quarta-feira, 27, em Brasileia.

O workshop representa a primeira reunião entre pesquisadores e parceiros vinculados ao projeto de pesquisa internacional “Quem Está Construindo o Desenvolvimento Sustentável? Transformando Trabalho Exploratório em Corredores Migratórios no Sul”, financiado pelo Conselho de Pesquisa Econômica e Social e Fundo de Pesquisa dos Desafios Globais (Reino Unido).

Entre os objetivos da pesquisa estão a investigação sobre a concentração de imigrantes precisando de proteção humanitária em corredores migratórios na região amazônica brasileira; a necessidade de grande e flexível força de trabalho para amplos projetos de infraestrutura, incluindo o agronegócio e a construção civil; e as condições de trabalho exploratórias nessas indústrias que são parte das agendas de desenvolvimento sustentável.

“Com o projeto, pesquisadores, parceiros e trabalhadores envolvidos buscam não somente entender a situação dos imigrantes nas fronteiras brasileiras, mas também a mobilidade migratória interna na região e no território nacional, via trajetórias para o labor em grandes projetos energéticos, de infraestruturas diversas, construção civil, em cadeias específicas do agronegócio”, explicou o professor da Ufac e coordenador do projeto no Brasil, José Alves.

O projeto envolve diversas metodologias, visando a solidariedade e transformação participativa do coletivo de pesquisa. A expectativa é envolver trabalhadores como sujeitos ativos para identificar seus problemas comuns, as formas de degradação das suas condições de vida, de trabalho e de mobilidade. “O diagnóstico permitirá construir formas de intervenções na escala local, regional e nacional, para práticas transformadoras dessa realidade”, disse Alves.

Workshop discute trabalho e fluxos migratórios

Parceria

O projeto é coordenado pelo professor Brian Garvey, da Universidade de Strathclyde (Reino Unido). No Brasil, a Ufac é a principal parceira, por intermédio do professor José Alves, que atua como coinvestigador internacional.

Também colaboram com o projeto o pesquisador de pós-doutorado Francis Vinicius Portes Virginio, da Universidade de Strathclyde; o professor Paul Stewart, da Escola de Administração em Grenoble (França); a professora Maria de Jesus Morais, vinculada ao programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e identidade (Ufac); além de docentes da área e do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (Ufac).

Entre os parceiros, também estão associações de imigrantes e entidades como Cáritas Brasileira (AC), Comissão Pastoral da Terra (AC), Conselho de Missão entre Povos Indígenas (Comin-AC).