Alunos da Ufac participam de festival de vídeo sobre matemática

publicado: 13/08/2020 18h49, última modificação: 18/11/2022 16h16
130820205.jpg

Com vídeos sobre história da matemática e frações, estudantes do curso de Matemática da Ufac participam do 4º Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, que este ano ocorre no formato on-line, devido à pandemia da covid-19, e almeja o compartilhamento e a divulgação de vídeos com conteúdos matemáticos.

O evento está em fase de júri popular, com votação aberta até 25 de agosto. Segundo o regulamento, os vídeos com mais curtidas e compartilhamentos serão premiados. “Buscamos contribuir para um ensino de Matemática com qualidades para todos, tendo em pauta a diversão em conjunto com o ensino.” Assim são descritos os vídeos no YouTube pelos produtores, no canal do Grupo de Pesquisa em Informática, outras Mídias e Educação Matemática, da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Andréia da Silva de Freitas, Gustavo Mapeano Almeida de Souza e Bruno Luiz Rodrigues e Silva produziram o vídeo “A História da Matemática”. Iakson Herminio Linhares, Maria Emanuelle Ribeiro Assef da Silveira e André Moreira de Melo Filho produziram o vídeo “Fracões: História, Definição, Tipos de Frações e Operações”.

Os estudantes são bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) e de Iniciação Científica; contam com orientação dos professores Sandro Ricardo Pinto da Silva e José Ronaldo Melo. Os vídeos seguem para análise dos jurados, que são professores de Matemática e artistas. Eles os analisarão segundo critérios de natureza da ideia matemática, criatividade, imaginação e qualidade artístico-tecnológica.