Notícias

Artigo aborda ação antibacteriana de mel de abelhas amazônicas

publicado: 14/10/2020 15h30, última modificação: 18/11/2022 16h16
141020203.jpeg

Pesquisadores da Ufac publicaram artigo científico no “Journal of the Science of Food and Agriculture”, em 24 de setembro. O trabalho é fruto da dissertação de mestrado de Susan Christina Braga Domingos, aluna do programa de pós-graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental, da Ufac.

O artigo buscou identificar a atividade antibacteriana do mel de quatro espécies de abelhas-sem-ferrão do gênero Melipona encontradas na Amazônia. Os méis foram testados contra algumas espécies bacterianas importantes tanto para a medicina humana como para a veterinária.

Os resultados dos testes in vitro mostraram efetividade de todos os méis contra a maioria dos microrganismos testados. O que foi possível ser visualizado também através da microscopia eletrônica de varredura, onde um dos méis testados causou muitos danos à célula bacteriana. Esses efeitos observados pela microscopia eletrônica de varredura mostram que o mel de abelha-sem-ferrão tem potencial terapêutico como agente antimicrobiano. 

Além de Susan Braga, compuseram a equipe de autores os pesquisadores da Ufac: Luciana dos Santos Medeiros (orientadora), Rui Carlos Peruquetti (co-orientador), Cynthia Dias Pereira e Myrna Tielly Santa Rosa. Além de pesquisadores parceiros da Universidade Estadual de Londrina: Victor Hugo Clebis, Gerson Nakazato, Admilton Gonçalves de Oliveira Jr. e Renata Katsuko Takayama Kobayashi.