Artigo científico explora ação de bambus em florestas tropicais

publicado: 03/06/2020 15h42, última modificação: 18/11/2022 16h16
030620202.jpeg

O professor da Ufac, Henrique Mews, do programa de pós-graduação em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, e a ex-aluna do curso, Ketlen Bona, publicaram artigo científico sobre o funcionamento de florestas com bambus, em inglês, intitulado “Fine-Scale Effects of Bamboo Dominance on Seed Rain in a Rainforest”, na revista internacional “Forest Ecology and Management” (vol. 460, 15 de março de 2020), que é qualificada com conceito A1 no sistema Qualis da Capes.

Mews explica que os pesquisadores investigaram como a dominância de bambus, conhecido regionalmente como taboca, em florestas tropicais altera a chuva de sementes e interfere na regeneração natural das florestas. “Mostramos que a dominância de bambus filtra e seleciona espécies de plantas capazes de chegar ao solo via dispersão de sementes”, diz.

Ele relata que, nas áreas onde os bambus dominam, o conjunto de espécies de sementes que chegam ao solo é menos rico e é diferente daquele conjunto de espécies que chega ao solo em florestas sem bambus, mesmo que ambos estejam lado a lado na paisagem. “Isso nos ajuda a entender como os bambus conseguem se manter nas florestas tropicais e ainda conseguem expandir suas áreas de ocupação originais ao longo do tempo”, conclui.

São coautores do artigo os pesquisadores Thiago B. Vieira, da Universidade Federal do Pará, e Keila N. Purificação, da Universidade do Estado de Mato Grosso.