Dinter em Direito na Ufac realiza aula inaugural por videoconferência

publicado: 26/10/2020 12h37, última modificação: 18/11/2022 16h16
261020201.jpg

A Ufac promoveu a aula inaugural do doutorado interinstitucional (Dinter) em Direito, realizado em parceria com Universidade de Brasília (UnB) e Instituto Federal do Acre (Ifac). A cerimônia ocorreu por meio de videoconferência na sexta-feira, 23.

O Dinter foi custeado com verba de emenda parlamentar do deputado federal Leo de Brito (PT-AC), no valor aproximado de R$ 700 mil, oferecida à Ufac. Como contrapartida do Ifac, foram disponibilizados cerca de R$ 300 mil, fruto de verba parlamentar do deputado federal Alan Rick (DEM-AC).

A reitora da Ufac, Guida Aquino, ressaltou a parceria com a UnB. “A Universidade de Brasília tem se mostrado uma parceira sempre disposta a nos atender em demandas de qualificação de servidores efetivos da nossa universidade.”

O Dinter faz parte do esforço para aumentar o quadro de doutores no Acre. “Esse é um passo importante para criarmos o curso de doutorado em Direito da Ufac”, disse a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho. “A região Norte é carente de doutores; temos essa demanda e precisamos de apoio.”

O diretor da Faculdade de Direito da UnB, Othon de Azevedo, contou que as parcerias fazem parte da missão da universidade brasiliense. “A construção de Brasília tinha a missão de levar o centro do poder para o centro do Brasil, justamente para fortalecer ações como esta: um Dinter que é resultado de um Minter [mestrado interinstitucional] bem-sucedido.”

O processo seletivo para ingresso no curso foi caracterizado por adaptações, em decorrência da pandemia do novo coronavírus. “A realização desse Dinter é muito importante também pelo momento difícil em que estamos”, destacou o coordenador da pós-graduação do curso de Direito da UnB, Fabiano Hatmann Peixoto.

Foram ofertadas 32 vagas, divididas entre professores e técnico-administrativos da Ufac e do Ifac, para ampla concorrência, para autodeclarados negros e para autodeclarados indígenas. As linhas de pesquisa do PPG em Direito da UnB são: movimentos sociais, conflito e direitos humanos; constituição e democracia; internacionalização, trabalho e sustentabilidade; transformações na ordem social e econômica e regulação; criminologia, estudos étnico-raciais e de gênero.