E-book aborda sistema de produção de culturas agrícolas em CZS

publicado: 14/09/2020 18h30, última modificação: 18/11/2022 16h16
140920202.jpg

O professor do campus Floresta da Ufac, Edson Araújo, e os alunos do programa de pós-graduação em Produção Vegetal, da Ufac, Willian Moreira e Jessé França, organizaram o livro digital “Aspectos Relevantes do Sistema de Produção de Culturas Agrícolas Prioritárias para o Município de Cruzeiro do Sul, Acre: Ênfase ao Manejo da Fertilidade dos Solos” (Itacaiúnas, 229 p.).

O e-book, disponível para download gratuito, aborda, em 15 capítulos, os solos do município de Cruzeiro do Sul, com destaque para suas potencialidades e restrições ao uso agrícola, recomendações de manejo, usos mais sustentáveis do solo e procedimentos básicos para avaliação da fertilidade do solo.

Além disso, são destacados aspectos relevantes do sistema de produção de culturas agrícolas na região, com foco no tripé solo-planta-ambiente, tais como abacaxi, açaí, café, cana-de-açúcar, guaraná, mandioca e pimenta-do-reino. A obra foi escrita por 40 profissionais da área de ciências agrárias e contou com a revisão dos capítulos por peritos de instituições de pesquisa (Embrapa), ensino (Ufac, Ifac, UFV) e órgãos governamentais ligados à agricultura.

“O material é uma pequena contribuição à comunidade técnica que trabalha junto aos produtores rurais em atividades de assistência técnica e extensão rural, assim como acadêmicos da área de ciências agrárias e à comunidade em geral”, disse Edson Araújo.