Encontros virtuais de Artes Cênicas discutem acessibilidade cultural

publicado: 27/08/2020 19h44, última modificação: 18/11/2022 16h16
270820201.jpg

A Ufac realiza o 1º Encontro de Artes Cênicas e Acessibilidade Cultural, com o tema “Olhares Extensionistas”, reunindo professores e estudantes para compartilhamento de experiências nessa área. O evento é realizado em parceria com docentes da Universidades Federais do Amapá, Rio Grande do Norte, Santa Maria e do Instituto Federal Fluminense.

“Um pequeno grupo de professores de algumas instituições públicas de ensino superior que resolveu começar um ajuntamento para se encontrar virtualmente e pensar ações articuladas e constituir um grupo em rede que se dedicasse à discussão e aos estudos no campo das artes cênicas e acessibilidade.” Assim o professor Jefferson Fernandes, da UFRN, abriu o primeiro encontro virtual.

O evento ocorre na modalidade on-line, como reuniões em videochamada com os participantes e com intérpretes de Libras. O material será futuramente legendado para garantir a acessibilidade do conteúdo.

Em 12 de agosto ocorreu o primeiro encontro, com o título “Dimensões da Acessibilidade no Teatro: Pesquisas e Vivências”; foi mediado pelos professores Jefferson Fernandes (UFRN) e Mateus Gonçalves (IFF).

O segundo encontro do evento ocorreu nessa quarta-feira, 26, com o título “Práticas Cênicas e Acessibilidade: Criação e Formação na Extensão”; foi mediado pelos professores Carlos Alberto Ferreira (Ufac) e Marcia Berselli (UFSM).

O terceiro e último encontro está programado para 2 de setembro, com o título “Práticas Pedagógicas em Teatro e Acessibilidade a partir da Extensão”; será mediado pelos professores Emerson de Paula (Unifap) e Carlos Alberto Ferreira (Ufac), às 18h (horário do Acre) e às 20h (horário de Brasília), pelo aplicativo Google Meet. Confira o formulário de inscrição.