Notícias

Equipe de pesquisa protocola ações sobre feijões do Vale do Juruá

publicado: 02/07/2020 11h24, última modificação: 18/11/2022 16h16
020720201.jpg

A Ufac, o Instituto Federal do Acre (Ifac) e a Embrapa-AC apresentaram, a setores ligados à agricultura, encaminhamentos para fortalecer a cadeia produtiva dos feijões nobres do Vale do Juruá.

Os encaminhamentos foram elaborados a partir de mais de dez anos de pesquisa sobre os cultivares tradicionais e sobre os sistemas de produção de feijões caupi e comum produzidos por agricultores familiares do município de Marechal Thaumaturgo (AC).

A equipe de pesquisa destacou quatro ações que devem ser executadas: obtenção do georreferenciamento e da produção de feijões de cada propriedade vinculada à cooperativa; elaboração de plano de negócios da cadeia produtiva dos feijões; obtenção de certificações para agregação de valor dos produtos (orgânica, indicação geográfica e selo da agricultura familiar); e viabilização da comercialização em mercados diferenciados dentro e fora do Acre e, adicionalmente, através de políticas públicas que fomentam o desenvolvimento rural.

“A agricultura familiar no nosso Estado presta serviços ambientais e sociais através da conservação de florestas primárias e da conservação on farm dos recursos genéticos. Dessa forma, a produção dos agricultores tradicionais apresenta valor agregado diferenciado que deve ser explorado”, considerou a equipe de pesquisa.

Os encaminhamentos foram entregues por ofício a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo, Secretaria Municipal de Agricultura de Marechal Thaumaturgo, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Marechal Thaumaturgo e Cooperativa Sonhos de Todos.