Ideia de alunos da Ufac está em programa de economia digital

publicado: 20/10/2020 17h57, última modificação: 18/11/2022 16h16
201020204.jpg

Estudantes do curso de Engenharia Elétrica da Ufac tiveram uma ideia selecionada para o Programa de Capacitação de Empreendedores em Economia Digital (Ocean Lab), uma iniciativa da Samsung no Brasil. A ideia consiste em uma jardineira automatizada para pequenos espaços, com tecnologia de irrigação automática e medição das condições de solo e umidade, facilitando o cultivo em locais fechados.

O programa começou em 14 de setembro e se estende até 11 de dezembro; é voltado para tecnologia com intuito de atender futuros empreendedores da Amazônia Ocidental e Amapá.

Idealizada por estudantes do 8º período de Engenharia Elétrica, Leonardo Batista, Leonardo Kretschmer e Pedro Eugenio, o projeto da jardineira automatizada recebeu o nome de Gardens. “Nossa ideia é desenvolver uma jardineira que, de forma automatizada, auxilie no processo de cultivo em casa, apartamento ou locais com pouco espaço ou que não tenham condições favoráveis de luminosidade, facilitando o processo de cultivo indoor. A jardineira contaria com sistema de autoirrigação e fornecimento de luz através de LEDs específicos”, explicou Pedro.

Segundo ele, a seleção da ideia pelo Ocean Lab pode servir de inspiração para a comunidade acadêmica. “Espero que possamos despertar o interesse de todos em inovar e apresentar uma solução para problemas encontrados na sociedade.”

Atualmente o projeto está na fase de montagem do protótipo. Os estudantes estão trabalhando ainda no desenvolvimento de um aplicativo que irá mostrar as condições das plantas cultivadas na jardineira, exibindo informações de condições de umidade do solo e acompanhamento do desenvolvimento da planta, entre outras funções.