Jornalismo da Ufac conquista 8 indicações em premiação regional

publicado: 01/10/2020 19h48, última modificação: 18/11/2022 16h16
011020201.jpg

A 1ª edição do Encontro Inter-Regiões Intercom, evento que este ano ocorre no formato on-line e substitui a Exposição Experimental de Pesquisa em Comunicação (Expocom), contará com oito trabalhos produzidos por alunos do curso de Jornalismo da Ufac na disputa por prêmios. A lista de indicados foi divulgada nessa quarta-feira, 30; os vencedores serão revelados em 23 de outubro.

Os alunos da Ufac disputam a premiação com estudantes de instituições da região Norte. Os vencedores da etapa regional concorrem ao prêmio nacional no mês de dezembro, durante o 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, evento promovido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom) e Universidade Federal da Bahia.

Para a coordenadora de Jornalismo, Tatyana Lima, a indicação dos trabalhos mostra que o curso não parou mesmo em meio à pandemia do coronavírus, que paralisou as aulas e impôs o distanciamento social. “Professores, técnicos e alunos permanecem trabalhando e engajados, seja no ensino, na pesquisa ou na extensão”, destacou.

Premiado em 2019 na categoria Reportagem Impressa, o aluno do 8º período, Gabriel Freire, volta a participar da competição este ano na mesma categoria. O trabalho vencedor no ano passado abordava a humanização do parto. “A partir do nosso trabalho, a humanização do parto foi incentivada com a criação de uma lei e investigações foram abertas para discutir a conduta de profissionais médicos”, disse.

Freire considerou o evento uma oportunidade para mostrar um pouco do Acre por meio de um trabalho acadêmico. “Foi uma experiência incrível sair do Acre, navegar o rio Amazonas por oito horas, e conquistar um prêmio que foi importante para mim e para as mulheres vítimas de violência obstétrica”, afirmou.

O curso de Jornalismo da Ufac tem tradição de conquistas na Expocom. Em 2019, além da conquista em Reportagem Impressa, o curso foi premiado na categoria Jornal Laboratório.

Categorias dos indicados da Ufac

- Filme de Não Ficção/Documentário/Docudrama (avulso)

- Revista Laboratório Impressa

- Produção em Fotojornalismo