Jornalismo da Ufac vence 2 prêmios nacionais na Expocom

publicado: 14/12/2020 14h05, última modificação: 18/11/2022 16h16
141220204.jpeg

O curso de Jornalismo da Ufac conquistou dois prêmios nacionais na Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), durante cerimônia de encerramento do 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom Nacional). A premiação ocorreu na quinta-feira, 10, em live realizada no canal do Intercom-2020 no YouTube.

Os vencedores foram “A Pobreza Nossa de Cada Dia”, liderado pelo aluno Gabriel Freire da Silva, na categoria Jornalismo, modalidade Reportagem em Jornalismo Impresso, e “Baixaria na Cozinha”, liderada pela aluna Jhillian Albuquerque, na categoria Rádio, TV e Internet, modalidade Programa Laboratorial de Áudio. A professora Emanuelly Silva Falqueto foi a orientadora dos trabalhos.

Estudante do 8º período, Gabriel Freire da Silva considerou a conquista o coroamento de um trabalho árduo e um esforço conjunto que rendeu resultados. “Nossa reportagem denuncia a realidade da população rio-branquense e mostra o desmonte das políticas de assistência social, combate à fome e desenvolvimento social”, resumiu.

O programa de rádio “Baixaria na Cozinha” aborda a culinária acreana. “Acredito que foi uma forma de mostrar para outras regiões e culturas um pouco da nossa história, das nossas raízes”, ponderou Gabriel, que participou desse projeto como coautor. “É também uma forma de sensibilizar mais pessoas para que venham conhecer o Acre e provar esse prato que é tão simples, mas que gera uma dualidade de interpretações.”

Em 2021, o curso de Jornalismo da Ufac completa 20 anos de criação. “As premiações nacionais demonstram que estamos no caminho certo e dão visibilidade às ótimas produções acadêmicas da área de comunicação que temos na região Norte”, disse a coordenadora do curso, Tatyana Lima. “Já havia dito antes e repito: foi um feito histórico para o curso.”

O prêmio Expocom é destinado aos melhores trabalhos experimentais produzidos exclusivamente por estudantes no campo da comunicação e oferecido pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento ocorreu na modalidade on-line.

Premiados da Ufac

Categoria: Jornalismo

Modalidade: Reportagem em Jornalismo Impresso (avulso)

Nome do trabalho: ‘A Pobreza Nossa de Cada Dia’