Notícias

Laboratório de genética animal do Estado é cedido à Ufac

publicado: 18/02/2020 17h29, última modificação: 18/11/2022 16h15
Termo.jpg

O curso de Medicina Veterinária da Ufac poderá usar equipamentos do laboratório da Estação de Melhoramento e Difusão Genética Animal, da Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio do governo do Estado do Acre. A reitora Guida Aquino assinou o termo de cessão nesta terça-feira, 18, no auditório da Unidade de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária Mário Alves Ribeiro, o Hospital Veterinário da Ufac.

O documento define que os equipamentos do laboratório serão utilizados a partir de agora nos cursos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária, visando suprir demandas da área de reprodução animal. Atividades de biotecnologia da reprodução em técnicas de transferência de embrião e fertilização in vitro serão possíveis com os novos equipamentos. 

Laboratório de genética animal do Estado é cedido à Ufac

A reitora ressaltou que a Ufac busca diálogo com todos os setores institucionais e que está sempre disposta a parcerias com o governo do Estado. “Agradeço a celeridade com que o processo foi conduzido para alavancarmos a pesquisa de ponta”, disse Guida. “E reafirmo o compromisso, mesmo nestes tempos difíceis, de continuarmos lutando para que a Ufac continue sendo uma instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade.”

Ela lembrou que o projeto da cessão dos equipamentos é de autoria da professora Vânia Maria França Ribeiro. “Um projeto muito bem pensado que orgulha a universidade e a família da Medicina Veterinária.” 

Segundo o secretário estadual de Produção e Agronegócio, Edivan Maciel, o governo tem uma postura de destravamento do setor, visando beneficiar o produtor rural. “Como essa estação estava parada há alguns anos, sem nenhuma utilização, a Ufac nos procurou e nós prontamente lhe entregamos para desenvolver trabalhos de ensino, pesquisa e difusão de tecnologia”, pontuou. “Com isso ganha o produtor rural e assim fortalecemos o agronegócio no nosso Estado.” 

Participaram também da mesa de honra a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida de Lima Carvalho; o coordenador do programa de pós-graduação em Sanidade e Produção Animal Sustentável na Amazônia Ocidental, Rafael Satrapa; o chefe do Hospital Veterinário, Acácio Pacheco; e o presidente do Conselho de Medicina Veterinária do Acre, André Luiz Teixeira de Carvalho.