Matemática e Física da Ufac realizam aula inaugural em EaD

publicado: 19/11/2020 15h16, última modificação: 18/11/2022 16h16
191120201.jpg

A Ufac promoveu a aula inaugural dos cursos de licenciatura em Matemática e Física na modalidade educação a distância (EaD). A cerimônia ocorreu por meio de videoconferência nessa quarta-feira, 18.

São 225 alunos matriculados para os dois cursos, nos polos de Rio Branco, Cruzeiro do Sul, Tarauacá, Feijó e Brasileia. Essa é a primeira turma do curso de Física. O curso de Matemática iniciou sua segunda turma e deve formar os primeiros professores no segundo semestre de 2021.

O vice-reitor da Ufac, Josimar Batista, representou a reitora Guida Aquino no evento e ressaltou a importância da EaD, que permite que muitas pessoas tenham acesso à educação. “Esse é um papel importante da universidade no interior, pois muitos não teriam oportunidade de concluir um curso superior se não fosse nesse formato”, disse. “Nós temos muita carência nessas áreas de formação.”

Durante a videoconferência, vários alunos manifestaram alegria e satisfação em ingressar em um curso superior pela Ufac. “Após mais de 20 anos, depois de ter finalizado o ensino médio, agora é a realização de um sonho”, comemorou o aluno Roberto Melo. “Essa é uma experiência ímpar na vida de muitos aqui; aproveitemos essa oportunidade.”

A aula contou com a participação da pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno; do diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas, Macilon Araújo; do diretor do Centro de Ciências Biológicas e da Natureza, Marco Amaro; do coordenador do curso de Matemática EaD, José Roberto de Souza; do coordenador do curso de Física EaD, Luis Gustavo Almeida; do coordenador do Núcleo de Interiorização e Educação a Distância, Sandro Ricardo; e da chefe do Departamento de Formação da Secretaria de Estado de Educação, Lídia Cavalcante.