Mestrado profissional em Enfermagem realiza aula inaugural

publicado: 21/09/2020 14h52, última modificação: 18/11/2022 16h16
210920203.jpg

A Coordenação do mestrado profissional em Enfermagem Assistencial, realizado em cooperação institucional entre Ufac e Universidade Federal Fluminense (UFF), promoveu a aula inaugural do programa na manhã da última quinta-feira, 17, por webconferência.

Esse é o primeiro mestrado profissional em Enfermagem do Acre e do Brasil. “Faz parte do esforço da universidade o fortalecimento dessa área por meio da qualificação”, destacou a reitora da Ufac, Guida Aquino. “Este é um momento histórico.”

O processo seletivo para ingresso no mestrado profissional foi denominado Turma Fora de Sede e fez parte do Projeto de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior, subsidiado pelo edital n.º 28/2019, acordo entre Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

A parceria entre Capes e Cofen resultou em dois editais: em 2016 e 2019-2020. “A finalidade é apoiar programas de pós-graduação profissionais em Enfermagem”, informou a coordenadora da área de Enfermagem da Capes, Cristina Parada. “Isso representa uma importante estratégia de financiamento dos programas profissionais.” O representante do Cofen, Leocarlos Cartaxo, ressaltou a pioneirismo do curso. “Essa é uma ideia embrionária que existia há sete anos; agora é um sucesso.”

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufac, Margarida de Carvalho, exaltou as parcerias. “Esses esforços conjuntos fazem com que as áreas se qualifiquem e apresentem um trabalho de qualidade para o desenvolvimento da região.”

A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação da UFF, Andrea Brito Latge, contou que a iniciativa é necessária. “Acompanho o esforço da Capes em criar polos de qualificação na Amazônia Legal, nos Estados do Norte e Nordeste; é importante semear a pós-graduação em todo o Brasil.”

O curso deve atender a área de concentração do programa: processos de cuidar em enfermagem, que investiga as bases teóricas da prática de enfermagem e ciências correlatas, oferecendo instrumental para a realização de estudos interdisciplinares sobre a intervenção do enfermeiro junto aos indivíduos, famílias, comunidades e sociedade, assim como a utilização da tecnologia na pesquisa e no cuidado.