Notícias

Novos membros do CEP tomam posse com solenidade na Ufac

publicado: 17/02/2020 16h49, última modificação: 18/11/2022 16h15
Novos membros do CEP tomam posse com solenidade na Ufac

A reitora da Ufac, Guida Aquino, participou da cerimônia de posse de novos membros do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP). A solenidade ocorreu na tarde desta segunda-feira, 17, na sala do Órgão dos Colegiados Superiores, no campus-sede, e contou com a presença de pró-reitores e de membros titulares do comitê. 

O CEP é um órgão colegiado interdisciplinar e independente que avalia e acompanha pesquisas envolvendo seres humanos, realizadas por pesquisadores da Ufac e de outras instituições indicadas pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa. Agora com 20 membros, o comitê tem como objetivo preservar os aspectos éticos em defesa da integridade e dignidade dos voluntários participantes das pesquisas, sejam elas individuais ou coletivas, considerando o pluralismo moral da sociedade brasileira.  

Guida ressaltou a importância do comitê. “A pós-graduação cresceu na Ufac. Hoje contamos com 19 cursos de mestrado e cinco de doutorado, sem contar as especializações e residências”, disse. “A maioria das pesquisas no campus de Rio Branco envolve seres humanos e precisa ser avaliada pelo comitê. Com o crescimento da pós-graduação, aumenta o trabalho do CEP e os novos membros são bem-vindos.”

A mesa de honra foi composta também pelo coordenador do CEP, João Silva Lima, e a coordenadora adjunta do CEP, Suleima Pedroza Vasconcelos.