Notícias

Pesquisadoras da Ufac publicam estudo sobre violência contra idosos

publicado: 02/06/2020 14h51, última modificação: 18/11/2022 16h16
Pesquisadoras da Ufac publicam estudo sobre violência contra idosos.jpg

A professora do curso de Enfermagem da Ufac, Polyana Caroline de Lima Bezerra, e a pesquisadora residente de saúde da família e comunidade, Cleane Araújo Sampaio, publicaram o artigo “Prevalência de Violência e Fatores Associados em Idosos de Unidades de Saúde em uma Capital da Amazônia Ocidental”

A pesquisa, que antecipa o Junho Violeta, mês da conscientização para a proteção dos idosos, está disponível on-line desde 29 de maio, na revista eletrônica “Acervo Saúde” (vol.12, n.º 8).

O levantamento foi feito com 290 idosos, acompanhados na atenção primária à saúde de Rio Branco, no período 2016-2017. A violência psicológica foi mais prevalente na amostra (30,6%). As variáveis de segurança de bairro, renda familiar, síndrome de fragilidade, depressão, câncer, acidente vascular cerebral, raça/cor e excesso de bebida alcóolica foram os fatores associados à prevalência de violência geral.

“Evidenciou-se alta a prevalência de violência nos idosos estudados e os fatores associados foram, majoritariamente, relacionados a uma saúde fragilizada”, disse Polyana Caroline. “Defende-se que estratégias de promoção do envelhecimento saudável possam também auxiliar no enfrentamento da violência contra a população idosa.”

Quanto ao perfil social dos idosos associados à violência geral, destaca-se que foram os de renda familiar acima de três salários mínimos, etnia autodeclarada branca e os que relataram segurança do bairro insatisfatória que apresentaram maior associação.