Petecão oferece apoio para projetos de Cruzeiro do Sul e HU

publicado: 09/12/2020 12h26, última modificação: 18/11/2022 16h16
091220201.jpg

Em busca de apoio para diversos projetos em prol da Ufac, a reitora Guida Aquino, o vice-reitor Josimar Batista, a pró-reitora de Graduação Ednaceli Damasceno, e o pró-reitor de Planejamento Auton Peres reuniram-se com o senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O encontro foi realizado no Gabinete da Reitoria na manhã de quarta-feira, 9.

A reitora apresentou projetos dos campi de Cruzeiro do Sul, Rio Branco e Brasiléia. “Temos projetos que vão desde a construção do Restaurante Universitário do Campus Floresta à construção do novo prédio do Colégio de Aplicação no Campus Sede. Todos os projetos terão importante impacto não somente para a comunidade acadêmica, mas para toda a sociedade acreana”.

Dentre os projetos apresentados, o senador comprometeu-se com a construção do Restaurante Universitário e da quadra poliesportiva do Campus Floresta, em Cruzeiro do Sul. “Eu, pessoalmente, tenho interesse, inclusive já estive no Campus Floresta discutindo com a equipe da Universidade alguns investimentos em Cruzeiro do Sul”.

Petecão também ofereceu apoio na busca por recursos para construção do Hospital Universitário (HU). “Nós estamos, a cada dia que passa, mais sensibilizados, sabemos da importância que é esse hospital porque estamos sentindo na pele com essa pandemia”.

“Eu me coloco a disposição como coordenador da Bancada Federal. Vou fazer o que for possível para sensibilizar meus colegas para que possamos ajudar a nossa Universidade a realizar esse sonho dos acreanos”.

091220202.jpg

Além da proposta de usar parte das emendas de bancada para a construção do HU, o senador também disse que irá em busca de incluir o projeto na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que orienta a elaboração dos orçamentos fiscais e de investimento do Governo Federal. “Conversei com o relator da LDO e vou conversar com o relator do orçamento, o senador Márcio Bittar, para que a gente possa incluir na LDO a realização desse sonho nosso, que é a construção do Hospital Universitário”.

O HU terá 320 leitos, mas na primeira etapa serão construídos 200 leitos, e está orçado em cerca de R$ 225 milhões; na primeira etapa do projeto são necessários R$ 165 milhões. E a proposta é iniciar a licitação para construção do HU em 2021.