Notícias

Projeto de extensão da Ufac distribui presentes de Natal a idosos

publicado: 21/12/2020 16h00, última modificação: 18/11/2022 16h16
211220201.jpeg

O projeto de extensão Natal Epopi 2020: Musicalidade e Lições de Natal, da Ufac, distribuiu presentes a idosos residentes do Lar Vicentino de Rio Branco, na tarde de sexta-feira, 18. O evento ocorreu na área externa da instituição e contou com participação da banda da Polícia Militar. Foram tomadas medidas para garantir o distanciamento social dos idosos por conta da atual pandemia da covid-19.

211220202.jpg

Os idosos foram apadrinhados por meio de um dos eixos do projeto, que pretende promover solidariedade intergeracional. O objetivo principal é proporcionar a interação de residentes de Instituição de Longa Permanência para Idosos com gerações mais jovens, visando à sensibilização para empatia e solidariedade, gerando entretenimento e lazer aos idosos institucionalizados, por meio de recursos audiovisuais. Participaram desta edição do projeto idosos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul.

211220203.jpg

Segundo a coordenadora do projeto, professora do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Polyana Bezerra, a iniciativa partiu do grupo de pesquisa de estudos da população idosa (Epopi). “Foi uma inquietação dos integrantes do grupo que se preocuparam com o fato de os idosos serem do grupo de risco nesta pandemia e aqueles que estão em abrigos estavam impedidos de receber visitas desde março”, disse.

O projeto recrutou músicos voluntários para apresentar as canções preferidas ou de cantores preferidos dos idosos. “A intenção era levar entretenimento, lazer e acolhimento a esses idosos, fazendo com que eles não se sentissem esquecidos devido ao fato de não estarem recebendo visitas. Para isso escolhemos a música”, acrescentou Polyana.

211220204.jpg

Outro eixo de atuação do projeto foi por meio de conselhos dos idosos às gerações mais jovens. Nessa ação os idosos dos Lar Vicentino em Rio Branco e Cruzeiro do Sul (Fundação Dom José Hascher) foram incumbidos de dar lições de vida aos jovens. Os vídeos e fotos com conselhos e apresentações musicais são divulgados no perfil do projeto no Instagram, onde os idosos divulgaram seus desejos de presentes natalinos e foram apadrinhados e atendidos.

Polyana acredita que o projeto contribui para a comunidade acadêmica quando aproxima os acadêmicos da Ufac aos idosos. “Essa população requer um olhar diferenciado e demonstra a necessidade de maior investimento de políticas e ações direcionadas para esse nicho da população idosa”, opinou.

Ele relata que o projeto lhe ofereceu uma “injeção de ânimo” em relação à humanidade. “Trabalhando e representando a Ufac no Conselho Estadual de Direito da Pessoa Idosa, lidamos com situações desafiadoras e tristes”, contou Polyana. “Esse projeto conseguiu nos aproximar de pessoas solidárias e empáticas que vestiram a camisa da nossa proposta e isso foi muito importante para renovar a fé na humanidade.”

O projeto contou com a parceria da Promotoria Especializada da Pessoa Idosa e com Deficiência Física, por meio do promotor de justiça Júlio César de Medeiros; o Ministério Público ajudou na divulgação do projeto e com o local para arrecadação dos presentes.