Projeto pretende coletar relatos orais sobre cotidiano na pandemia

publicado: 10/11/2020 16h40, última modificação: 18/11/2022 16h16
101120203.jpg

A Ufac participa da rede de colaboração do projeto de extensão “Arquipélago de Memórias”, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás (UFG). O objetivo do projeto é reunir diferentes instituições educativas do país para produzir um acervo digital de relatos orais sobre a pandemia da covid-19 no contexto da vida cotidiana de professores ou trabalhadores da educação, estudantes, pais, mães e familiares de estudantes, possibilitando reflexões futuras sobre este período histórico da humanidade.

A ideia é que o acervo de relatos orais funcione como uma cápsula do tempo legada a futuras gerações. Esse acervo somente será aberto para possíveis análises em teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso etc., a partir de quatro anos após o lançamento do projeto, que ocorreu em 13 de julho deste ano. O acesso ao acervo supõe aprovação prévia sujeita a protocolos éticos de acordo com o Conselho de Ética da UFG.

Para participar, o voluntário deve estar de acordo como o termo de consentimento e pertencer a uma das três categorias para coleta de relatos: Professores e Trabalhadores da Educação; Estudantes; Pais, Mães e Familiares. Os relatos são enviados por meio do WhatsApp, com mensagem de voz de até cinco minutos, a qual será recebida e arquivada pelo projeto. As mensagens não serão respondidas.

Para esclarecer dúvidas ou obter mais informações, entre em contato pelo e-mail arquipelagodememorias2020@gmail.com.