Reitora da Ufac apresenta projeto do HU para Perpétua Almeida

publicado: 14/10/2020 13h57, última modificação: 18/11/2022 16h16
141020201.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, reuniu-se com a deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC) para apresentar o projeto do Hospital Universitário (HU), na manhã desta quarta-feira, 14, no gabinete da Reitoria. Essa foi mais uma reunião de uma agenda com parlamentares em busca de apoio para projetos da Ufac.

O hospital terá 320 leitos, mas na primeira etapa serão construídos 200 leitos, e está orçado em cerca de R$ 225 milhões; na primeira etapa do projeto são necessários R$ 165 milhões. “Então seria uma emenda de bancada, para o ano que vem, de R$ 80 milhões, e no ano seguinte, de R$ 85 milhões”, disse Guida. “A proposta é iniciar a licitação para construção do HU em 2021, caso sejam alocados recursos de emendas parlamentares para a Ufac.”

Perpétua ressaltou a importância do HU para a academia e o Estado. “O curso de Medicina da Ufac é referência e ajudou neste período da pandemia”, opinou. “O mínimo que a bancada federal do Acre precisa fazer é lutar para termos nosso hospital universitário; isso é uma questão de honra para nossa bancada.”

141020202.jpg

A deputada é parceira da Ufac e entre os projetos já apoiados com emendas destinadas por ela está a implementação de dois cursos de licenciatura que serão oferecidos nos municípios de Feijó e Marechal Thaumaturgo.

Também participaram da reunião o vice-reitor Josimar Batista e a pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno.