Reitora reúne-se com Alan Rick para tratar de projetos da Ufac

publicado: 19/10/2020 22h11, última modificação: 18/11/2022 16h16
201020200.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, o vice-reitor Josimar Batista e o pró-reitor de Planejamento, Auton Peres, reuniram-se com o deputado federal Alan Rick (DEM-AC) para pedir apoio a projetos da universidade, como o novo prédio do Colégio de Aplicação (CAP) e o Hospital Universitário (HU). O encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira, 19, no gabinete do parlamentar.

Durante sua apresentação, Guida lembrou que o hospital será composto por 320 leitos e está orçado em cerca de R$ 225 milhões; na primeira etapa do projeto, serão construídos 200 leitos, com investimento de R$ 165 milhões. “A proposta é que os valores sejam parcelados para que cada parlamentar possa custear uma parcela.”

Alan Rick disse que parte de suas emendas estão comprometidas, mas buscará uma forma de ajudar na construção do HU. “Nós temos um compromisso com o município de Rio Branco e o governo do Estado, com nossas emendas de bancada para abraçarmos projetos de infraestrutura urbana e mobilidade da capital Rio Branco”, declarou. “Mas faremos um esforço muito grande para, numa sobra de recursos, também alocarmos uma pequena ajuda, uma pequena parcela para o hospital universitário da Ufac.”

Ele também se comprometeu em acompanhar a reitora na busca por recursos para a construção do novo prédio do CAP junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “Já pedi que a equipe da Ufac cadastre o projeto no PAR [Plano de Ações Articuladas] para, a partir do mês de novembro, estarmos presencialmente em reunião com o presidente Marcelo Pontes, do FNDE, em busca dos recursos para executarmos essa obra tão importante, que é o novo Colégio de Aplicação no campus-sede da Ufac.”

O parlamentar é um dos apoiadores da universidade acreana. Em 2019, destinou emenda no valor de R$ 400 mil para aquisição de equipamentos e modernização do laboratório de Estruturas e Materiais de Construção do curso de Engenharia Civil (bacharelado).