“Tropos” publica dossiê sobre gênero e ativismo na cultura pop

publicado: 02/12/2020 12h00, última modificação: 18/11/2022 16h16
Tropos.jpg

A revista “Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura”, da Ufac, publicou recentemente o dossiê “Potências políticas do pop: gênero e ativismo na cultura pop”. Organizado pelos pesquisadores Christian Gonzatti (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), Felipe Viero Kolinski Machado Mendonça (Universidade Federal de Ouro Preto), Gabriela Cleveston Gelain (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Suzana Mateus (Universidade Federal de Pernambuco). Ao todo, a revista conta com 41 artigos, sendo 34 relacionados ao dossiê e sete produções com temáticas livres.

Para Christian Gozatti, um dos organizadores do dossiê, a edição reúne trabalhos que interpelam a cultura pop na perspectiva dos estudos de gênero e sexualidade. “O dossiê possui artigos muito importantes que se situam com um olhar crítico diante das lógicas das indústrias culturais, do capitalismo e das demandas sobre representatividade. É diverso em relação às perspectivas teóricas adotadas, tanto em relação aos campos da cultura pop, quanto dos estudos de gênero. Fico muito feliz em ter feito parte desse importante esforço acadêmico capaz de mostrar que os objetos com os quais nos divertimos, como fãs e consumidores, importam para a ciência", explica.

A editora da revista Tropos, Francielle Modesto, afirma que a edição de dezembro representa um momento especial para o periódico.  “Apesar de todos os problemas relacionados com a pandemia da Covid-19, a revista Tropos recebeu um grande volume de artigos. A edição de dezembro contou com mais de 130 trabalhos, de todas as regiões do país. Ficamos muito felizes, porque também é uma forma de reafirmação do compromisso de pesquisadores, pareceristas e professores com a pesquisa científica no país”, frisa.

A revista Tropos: Comunicação, Sociedade e Cultura é uma publicação semestral vinculada aos grupos de pesquisa Narrativa, Literatura e Jornalismo (Nalijor) e Representação: Uma Cartografia das Amazônias (Mirca), do curso de Jornalismo da Ufac. A revista é atualmente classificada com qualis A4.