2º Simeco apresenta pesquisas feitas na Resex Chico Mendes

publicado: 11/11/2020 16h08, última modificação: 18/11/2022 16h16
111120203.jpg

A Ufac realizou, na modalidade on-line, o 2º Simpósio de Ecologia (Simeco), com o tema “Ecologia em Foco”, entre os dias 4 e 6 de novembro. O evento teve mais de 300 inscritos de mais de 50 instituições de ensino e pesquisa do Brasil; contou com três mesas-redondas e duas palestras.

O 2º Simeco visou à divulgação das atividades do projeto “Efeito do Uso e Cobertura do Solo sobre a Biodiversidade e Funções Ecossistêmicas na Amazônia”, que está em andamento na reserva extrativista (Resex) Chico Mendes e é associado ao Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (Procad-AM/Capes), coordenado pelo professor da Ufac Augusto Schmidt. O projeto também conta com a colaboração de pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (Ufla) e da Universidade Federal do Pará (UFPA).

No evento foram apresentados resultados das atividades de pesquisa de alunos de mestrado e doutorado desenvolvidas na Resex Chico Mendes, além de perspectivas para atividades pós-pandemia do novo coronavírus. Ocorreu, ainda, concurso de fotografia via Instagram do Procad-AM, mediante voto popular.

“O evento, que a princípio deveria ter ocorrido de forma presencial, foi um grande sucesso e excedeu as metas dos organizadores”, disse o coordenador do Procad-AM, Augusto Schmidt. “Embora atividades remotas ainda sejam um desafio para educadores e pesquisadores, elas podem se tornar grandes aliadas da divulgação científica em regiões distantes, como foi comprovado durante o 2º Simeco.”

O evento foi organizado por professores, pós-doutorandos e alunos do programa de pós-graduação (PPG) em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, da Ufac; do PPG em Ecologia Aplicada, da Ufla; e do PPG em Ecologia, da UFPA.

A ideia dos organizadores é que o Simeco seja realizado a cada dois anos, a fim de divulgar atividades de ensino e pesquisa realizadas pelo grupo de pesquisa do PPG em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais.