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Ufac prorroga avaliação de acesso digital de professores para 14/06

publicado: 12/06/2020 09h46, última modificação: 18/11/2022 16h16
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O Grupo de Trabalho (GT) Acadêmico da Ufac lançou, nessa quinta-feira, 4, um questionário on-line para diagnosticar o acesso digital dos professores da instituição. O objetivo é coletar contribuições para discussão e planejamento acadêmico no cenário da pandemia e pós-pandemia da covid-19. O tempo médio de resposta ao questionário é de 15 minutos; o prazo de preenchimento foi prorrogado para este domingo, 14.

De acordo com a pró-reitora de Graduação, Edinaceli Damasceno, o questionário compõe etapa importante na realização de diagnóstico, verificando a situação de docentes frente às demandas acadêmicas e sua situação de saúde.

A ideia é fundamentar discussões, planejamento e reorganização das atividades universitárias a serem realizadas pelo GT Acadêmico, que foi instituído pela administração superior da Ufac. “Vamos elaborar um plano de contingência, contendo possíveis estratégias de ensino, pesquisa e extensão a serem implementadas durante o período de isolamento social e no cenário da pós-pandemia do coronavírus”, disse Edinaceli.

Segundo ela, a participação de todos os docentes no preenchimento do questionário, que foi estruturado em cinco partes, é essencial para que os objetivos sejam alcançados, servindo de base para tomada de decisões mais afirmativas.

A primeira parte do questionário contempla questões gerais que visam à identificação dos docentes e suas condições de acesso digital e teletrabalho; a segunda compreende questões referentes a ensino de graduação; a terceira aborda atividades de iniciação científica; a quarta, ações de extensão; e a quinta visa identificar condições de saúde dos professores.

Os dados serão analisados e sistematizados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Diretoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Diaden). Depois, consolidados pelo GT Acadêmico que, oportunamente, divulgará os resultados e socializará a proposta a ser implementada, emergencialmente, para atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão durante e pós-pandemia.

Destaca-se que, para efeitos de confirmação de vínculo, envio do formulário e controle da sua devolução, os endereços eletrônicos dos docentes serão gravados. Porém, em hipótese alguma serão divulgados ou publicados individualmente.

Acesse o Diagnóstico sobre o Acesso Digital dos Docentes da Ufac e suas Contribuições para as Discussões e (Re)Planejamento Acadêmico no Cenário da Pandemia e Pós-Pandemia da Covid-19.