Notícias
Ufac prorroga avaliação de acesso digital de professores para 14/06
O Grupo de Trabalho (GT) Acadêmico da Ufac lançou, nessa quinta-feira, 4, um questionário on-line para diagnosticar o acesso digital dos professores da instituição. O objetivo é coletar contribuições para discussão e planejamento acadêmico no cenário da pandemia e pós-pandemia da covid-19. O tempo médio de resposta ao questionário é de 15 minutos; o prazo de preenchimento foi prorrogado para este domingo, 14.
De acordo com a pró-reitora de Graduação, Edinaceli Damasceno, o questionário compõe etapa importante na realização de diagnóstico, verificando a situação de docentes frente às demandas acadêmicas e sua situação de saúde.
A ideia é fundamentar discussões, planejamento e reorganização das atividades universitárias a serem realizadas pelo GT Acadêmico, que foi instituído pela administração superior da Ufac. “Vamos elaborar um plano de contingência, contendo possíveis estratégias de ensino, pesquisa e extensão a serem implementadas durante o período de isolamento social e no cenário da pós-pandemia do coronavírus”, disse Edinaceli.
Segundo ela, a participação de todos os docentes no preenchimento do questionário, que foi estruturado em cinco partes, é essencial para que os objetivos sejam alcançados, servindo de base para tomada de decisões mais afirmativas.
A primeira parte do questionário contempla questões gerais que visam à identificação dos docentes e suas condições de acesso digital e teletrabalho; a segunda compreende questões referentes a ensino de graduação; a terceira aborda atividades de iniciação científica; a quarta, ações de extensão; e a quinta visa identificar condições de saúde dos professores.
Os dados serão analisados e sistematizados pela Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) e Diretoria de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino (Diaden). Depois, consolidados pelo GT Acadêmico que, oportunamente, divulgará os resultados e socializará a proposta a ser implementada, emergencialmente, para atividades acadêmicas de ensino, pesquisa e extensão durante e pós-pandemia.
Destaca-se que, para efeitos de confirmação de vínculo, envio do formulário e controle da sua devolução, os endereços eletrônicos dos docentes serão gravados. Porém, em hipótese alguma serão divulgados ou publicados individualmente.