‘Ufac em Números’ inclui atuação da universidade contra covid-19

publicado: 24/09/2021 09h45, última modificação: 18/11/2022 16h20
Capa-Ufac-em-numeros.jpg

O pró-reitor de Planejamento, Alexandre Hid, apresentou o “Ufac em Números-2020” à equipe de gestão e a todos os pró-reitores da universidade na terça-feira, 21, no gabinete da Reitoria. A publicação está disponível no portal da instituição e apresenta dados sobre ensino, pesquisa, extensão, recursos humanos, infraestrutura e orçamento.

A atual edição registra a série histórica dos últimos três anos relacionada a temas ou áreas para análise da evolução da universidade. “Esse é um documento que demonstra com transparência o quanto a Ufac tem crescido, mesmo com todas as dificuldades”, disse a reitora Guida Aquino. “Essa é uma ferramenta para pesquisadores, mas também para toda a comunidade, afinal a Ufac é um patrimônio do Acre.”

‘Ufac em Números’ inclui atuação da universidade contra covid-19

O documento também traz um resumo do que foi a atuação da instituição durante a pandemia da covid-19. Neste período, a Ufac, diante de uma escassez inicial de equipamentos de proteção individual (EPIs) nos serviços públicos de saúde, executou projetos institucionais que produziram cerca de 140 mil itens, incluindo máscaras, protetores faciais, extensores, aventais e álcool em gel.

Esses materiais e equipamentos foram distribuídos em unidades de saúde pública do Acre e do Amazonas. Além disso, foram desenvolvidas iniciavas diversas de educação em saúde por meio de redes digitais, orientação social por sistema telefônico de atendimento ao cidadão e pesquisas científicas com foco no controle epidemiológico, manejo clínico da covid-19 e outras condições de saúde.

“Os dados trazidos pelo ‘Ufac em Números’ nos ajudam a pensar melhor a universidade e, dessa forma, avaliar ações que são necessárias para atingirmos os objetivos estratégicos”, opinou Alexandre Hid.