Ceeac lança editais para contratar graduados e alunos bolsistas

publicado: 14/07/2021 12h56, última modificação: 18/11/2022 16h19
CEEAC.jpg

O Centro de Excelência em Energia do Acre (Ceeac), sediado no campus-sede da Ufac, está com processos seletivos abertos para contratar bolsistas entre alunos regularmente matriculados em graduações de Engenharia Elétrica e Jornalismo, além de profissionais graduados em Arquitetura, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Energia, Engenharia de Sistemas e Engenharia Civil. As inscrições começam nesta quarta-feira, 14, e se estendem até domingo, 18, pela internet.

São disponibilizadas cinco vagas para alunos; a carga horária de trabalho é de 20 horas semanais, com bolsa no valor de R$ 787,98. Para profissionais com ensino superior completo, são disponibilizadas seis vagas; a bolsa é de R$ 2.200. A seleção é composta por três fases de caráter eliminatório e classificatório: análise curricular, entrevista em grupo e solução de caso, entrevista individual. O resultado será divulgado em 27 de julho.

Os selecionados irão atuar no projeto de estruturação do Núcleo de Excelência em Iluminação Pública da Amazônia (Neipa), executado através de convênio entre o Ceeac e o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel), assinado em 6 de julho. Conforme o Neipa, serão realizadas ações de capacitação de profissionais e estudantes da região, além da reforma do sistema de iluminação pública do anel viário do campus-sede da Ufac.

O convênio também prevê a execução de capacitações de gestores e técnicos municipais, qualificando-os para obtenção de recursos para atualização de parques de iluminação pública, com a substituição de lâmpadas antigas por luminárias LED e instalação de sistemas inteligentes para controle e manutenção.

Além disso, será montado um laboratório para teste e recebimento de equipamentos, com o objetivo de auxiliar prefeituras no processo de compras de luminárias, contando ainda com a possibilidade de desenvolvimento de estudos e produção de conhecimento técnico pelos pesquisadores do Ceeac.