Laboratório de Intercâmbio de Inglês finaliza 2ª oferta de 2021

publicado: 16/06/2021 11h41, última modificação: 18/11/2022 16h19
160620212.jpg

Professores do curso de Letras/Inglês da Ufac que atuaram na segunda oferta de 2021 do Laboratório de Intercâmbio Intercultural Online reuniram-se com mediadores para avaliar as ações realizadas entre abril e junho. O encontro ocorreu via internet na segunda-feira, 14. Somadas, a primeira e a segunda oferta do ano totalizam 89 pares de interagentes que se encontraram semanalmente para aprender a língua um do outro.

Os mediadores Clécio Ferreira Nunes, Aline Magalhães, Lívia Maria dos Santos da Silva, Terezinha de Souza Araújo da Silva e Bárbara Herrero de Sena apresentaram levantamento com dados coletados a partir de instrumentos como questionários, incluindo depoimentos de interagentes que reportaram, em seus diários, que não apenas desenvolveram sua comunicação em língua inglesa, ampliando vocabulário, por exemplo, mas descontruíram estereótipos e mitos a respeito de si e do outro, percebendo-se cada vez mais capazes de efetivar comunicação em inglês/português, com autoconfiança para o uso da língua em diversas práticas sociais.

Nessa segunda oferta, as três turmas abertas em parceria com a Universidade da Califórnia, campus de Davis, estiveram sob a coordenação colaborativa dos professores Rodrigo Nascimento de Queiroz (campus Floresta), Raquel Alves Ishii (campus-sede) e Eugenia Magnólia da Silva Fernandes (Universidade da Califórnia, campus de Davis), além da coordenadora do laboratório, professora Queila Lopes (campus Floresta).

“É a disponibilidade e o engajamento de cada um(a) que viabiliza que continuemos a ofertar um espaço de intercâmbio virtual tão enriquecedor aos aprendizes tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos”, avaliou Queila Lopes.

O teletandem é uma tarefa de intercâmbio virtual que envolve pares de falantes de diferentes línguas e instituições que se encontram semanalmente para aprender a língua um do outro. O foco dessa ação é a aprendizagem telecolaborativa de língua inglesa e língua portuguesa. Para mais informações sobre o teletandem e como participar, envie e-mail para liio.ingles@ufac.br.