Notícias

PPG em Letras promove seminário sobre populações indígenas

publicado: 16/06/2021 14h07, última modificação: 18/11/2022 16h19
160620215.jpg

O programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), da Ufac, realiza seminário aberto via on-line nesta sexta-feira, 18, às 14h (Acre), com Maria Chavarría, Klaus Rummenhoeller e Thomas Moore, organizadores do livro “Madre de Dios: Refugio de Pueblos Originarios”. A transmissão ocorre no canal Ceprodoc Ufac, no YouTube. As inscrições estão abertas até quinta-feira, 17; os inscritos previamente receberão certificados e a participação será gratuita.

María Chavarría é linguista e professora da Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), tem mestrado e doutorado pela Universidade de Minnesota (EUA). Seus trabalhos mais conhecidos são voltados para a linguística ameríndia, especialmente as línguas amazônicas. É especialista em língua Ese Eja, única da familia Takana, no Peru, contribuindo em projetos de alfabetização e tem inúmeras publicações sobre gramática e tradição oral Ese Eja, educação ambiental e intercultural.

Klaus Rummenhoeller é doutor em antropologia americana pela Universidade Livre de Berlim, com estudos em etnologia e sociologia do desenvolvimento. Realiza pesquisas sobre povos indígenas da Amazônia desde 1980, com diversas publicações sobre temas relacionados a essas populações. Nos últimos anos atuou como professor visitante ou consultor em universidades da Alemanha, Brasil (Ufac), Bolívia, Peru, Colômbia e outras instituições da América Central.

Thomas Moore é antropólogo, com mestrado e doutorado pela New School for Social Research, Nova York. Desenvolve pesquisas e estudos com os Harakbut do Madre de Dios e outros povos indígenas de países amazônicos. É autor de várias publicações e foi um dos fundadores do Centro Eori de Pesquisa e Promoção Regional em Puerto Maldonado e consultor de projetos de cooperação internacional. Atualmente trabalha como assessor para a Inclusão de Povos Indígenas do Programa Servir Amazônia do Centro Internacional de Agricultura Tropical.