Reitora da Ufac recebe visita de superintendente da Abin no Acre

publicado: 23/02/2021 16h41, última modificação: 18/11/2022 16h19
230220211.jpeg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, recebeu visita de cortesia do superintendente da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) no Acre, Alan Oleskovicz, nesta terça-feira, 23. A pauta do encontro foi o Programa Nacional de Proteção do Conhecimento Sensível (PNPC), que age nas intuições nacionais nas etapas de sensibilização, avaliação de risco e acompanhamento.

O objetivo é promover cultura de proteção de conhecimentos sensíveis na prevenção de ameaças como espionagem, sabotagem e vazamento de informações. Cartilhas do PNPC são encaminhadas para as instituições se utilizarem internamente para guardar e proteger suas pesquisas e pesquisadores. A proposta inclui promoção de palestras que abordam como pesquisadores podem se comportar nas visitas às instituições exteriores, como lidar com delegações estrangeiras, entre outros temas.

Guida Aquino demonstrou-se satisfeita com a apresentação do PNPC. “Com certeza, hoje a universidade necessita desse apoio para nossos pesquisadores e para proteção das nossas pesquisas. Além disso, teremos novas parcerias no decorrer dos próximos dois anos do mandato do superintendente, uma aproximação entre as instituições.”

O superintendente tratou da necessidade de proteger as pesquisas locais, considerando o histórico de medicamentos produzidos no Brasil serem patenteados por outros países, além de tentativas recentes de hackeamentos de computadores de instituições públicas brasileiras. “A ideia é mostrar que esses perigos existem. Eu sei que o foco da universidade é realizar pesquisa e produzir conhecimento”, disse Oleskovicz. “E nós, como órgão de inteligência, temos a missão de proteger esse conhecimento.”