Notícias

Ufac apresenta projeto do Ciatox à senadora Mailza Gomes

publicado: 07/04/2021 18h12, última modificação: 18/11/2022 16h19
070420213.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, cumpriu agenda com a senadora Mailza Gomes (PP-AC) para apresentação do projeto de construção do Centro de Informação Toxicológica (Ciatox) no campus-sede. A reunião ocorreu na tarde desta quarta-feira, 7, no gabinete da Reitoria.

O Ciatox tem como objetivo principal prestar assessoria sobre acidentes tóxicos; fará análise laboratorial e atendimento por telefone para orientação em caso de intoxicação. “Sabemos da importância dessa iniciativa para o Estado do Acre. Por isso estamos buscando parcerias”, disse Guida. “Com os contínuos cortes orçamentários, a universidade não tem recursos para investir em tecnologias essenciais para o desenvolvimento do Acre.”

Se concretizado, o projeto possibilitará a identificação de substâncias tóxicas na corrente sanguínea de pacientes que foram expostos a produtos químicos em geral, como contaminação por agrotóxicos, produtos de limpeza, plantas tóxicas e picadas de animais peçonhentos. “Hoje, para fazer análise de contaminação por produtos tóxicos ou até mesmo picada de cobras, é preciso coletar o sangue e enviar para outros Estados”, disse o idealizador do projeto, professor Dayan Marques.

Para o vice-reitor Josimar Batista, a instalação do Ciatox dará autonomia ao Estado do Acre no que se refere a esses casos. “Essa iniciativa é uma das integrantes do parque tecnológico que a Ufac busca implantar, o que vai reduzir a dependência do Acre com relação a outros Estados.”

A senadora elogiou o projeto e explicou que avaliará as possibilidades de apoiá-lo “Não posso me comprometer de imediato, mas farei uma análise das condições que tenho para apoiar esse projeto.”

070420214.jpg