Ufac e governo do Estado inauguram usina de nitrogênio líquido

publicado: 26/03/2021 13h45, última modificação: 18/11/2022 16h19
260320211.jpg

A Ufac e o governo do Estado do Acre realizaram solenidade de abertura da primeira Usina de Nitrogênio Líquido do Estado, nessa quinta-feira, 25, na Unidade de Ensino e Pesquisa em Medicina Veterinária Mário Alves Ribeiro, o Hospital Veterinário da Ufac, onde a universidade administrará a usina de maneira compartilhada com a Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa).

A usina é uma reinvindicação do setor produtivo rural e surge por meio de uma emenda parlamentar do ex-deputado federal Raimundo Angelim (PT-AC), com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no valor de R$ 638 mil e contrapartida do governo do Estado de R$ 155 mil.

O gestor da Sepa, Edivan Azevedo, representou o governador Gladson Cameli (PP) e demonstrou o funcionamento da usina. Ele e a reitora Guida Aquino realizaram o descerramento da placa de inauguração.

“Nós ficamos muito felizes quando o governo reconhece isto, quando os parceiros reconhecem que, falando de ciência, tecnologia e inovação, a universidade tem que estar presente”, disse Guida. “São tempos difíceis para todos nós, mas com ajuda parlamentar, o governo do Estado e a universidade somamos força e vamos continuar contribuindo para o desenvolvimento do Estado do Acre.”

A usina atuará no melhoramento genético animal, através das biotecnologias de reprodução; o nitrogênio líquido pode ser utilizado para a criopreservação de sêmen e embriões, o que facilita sua aplicação em qualquer lugar do Estado, considerando a dificuldade de acessar regiões distantes.

“Essa é uma luta de 40 anos; eu estou nela há 33 anos, quando aqui cheguei em 1988, vindo de uma universidade pública”, relatou Edivan Azevedo. “Cheguei com um desafio e uma missão impostos a mim mesmo: fazer inseminação artificial em um Estado onde não existia quem inseminasse e nitrogênio para conservar o sêmen.”

A comercialização do nitrogênio líquido será feita diretamente com o produtor rural a preços acessíveis, além da disponibilidade para demandas do governo do Estado, bem como da Ufac em suas atividades de ensino, pesquisa e difusão tecnológica, como nos cursos de Medicina e Medicina Veterinária.

Também participaram da cerimônia de inauguração o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista; o superintendente federal do Mapa no Acre, Fernando Bortoloso; o presidente da Federação da Agricultura do Acre, Assuero Veronez; o presidente do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal, José Francisco Thum; o diretor-presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Acre, Rynaldo Lúcio dos Santos; e o representante dos produtores rurais, Cassiano Fantin.

260320212.jpg