Ufac recebe equipe da Sudam que percorre Estados da Amazônia

publicado: 20/08/2021 11h31, última modificação: 18/11/2022 16h20
200820211.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, o vice-reitor Josimar Batista, a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho, professores e pesquisadores da universidade reuniram-se com a coordenadora-geral de Inclusão e Desenvolvimento Sustentável, da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Alessandra Lopes. O encontro ocorreu na tarde dessa quinta-feira, 19, na sala do Órgão dos Colegiados Superiores, no Centro de Convenções, campus-sede.

Essa volta da Sudam é muito oportuna, uma vez que as universidades estão praticamente sem investimentos nos últimos anos”, disse Guida. “Com isso as pesquisas são prejudicadas e cada vez mais a região Norte vem perdendo doutores.”

O vice-reitor ressaltou a importância de parcerias. “Ainda mais quando é para pensar o futuro da região amazônica”, comentou Josimar Batista. “Nesse sentido, é fundamental a parceria entre a universidade, o Estado e a Sudam.”

O encontro faz parte da ação Sudam nos Estados, no sentido de dialogar com quem promove desenvolvimento regional na Amazônia Legal; a iniciativa é itinerante e conta com técnicos e gestores da Sudam.

A equipe começou seu trabalho na sede da Federação das Indústrias do Estado do Acre (Fieac), na manhã de quinta-feira, com participação da superintendente, Louise Caroline Campos. A caravana pretende percorrer as nove capitais dos Estados que compõem a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. O objetivo é ouvir demandas e difundir informações sobre os instrumentos de desenvolvimento regional oferecidos pela autarquia.

A Sudam deseja coletar subsídios para propor medidas que facilitem o acesso dos Estados, municípios, setores produtivos e outros atores aos recursos federais, por meio dos instrumentos de ação da superintendência. Além disso, os dados vão subsidiar a elaboração das Diretrizes e Prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte, do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia e outras ferramentas da Sudam para fomentar o desenvolvimento includente e sustentável das localidades.

200820212.jpg