Ufac recepciona estudantes em semestre letivo por ensino remoto

publicado: 25/03/2021 16h16, última modificação: 18/11/2022 16h19
250320211.jpg

A Ufac realizou a cerimônia de recepção dos estudantes ao primeiro semestre letivo de 2020, na manhã desta quinta-feira, 25, pelo canal UfacTV no YouTube, com apresentação de vídeo criado para o evento e com a palestra “A Pandemia no Contexto Brasileiro: Aprendizados e Desafios Atuais”, ministrada pela vice-presidente de Educação, Informação e Comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Cristiane Machado.

A reitora Guida Aquino lembrou a decisão de suspender as atividades acadêmicas e administrativas na Ufac, em 17 de março de 2020, para proteger a vida de servidores e estudantes. “Estamos vivendo uma dupla batalha: de um lado atuando na adoção de medidas necessárias para combater a disseminação desse vírus tão cruel; de outro, buscando alternativas que possam minimizar os efeitos da pandemia na vida acadêmica nesta instituição”, disse.

Ela destacou as contribuições da Ufac durante a pandemia, com produção de equipamentos de proteção individual, capacitação de profissionais que atuam na linha de frente contra a covid-19. Também relatou ações da universidade diante das enchentes em municípios acreanos, com doação de material de limpeza, álcool 70º GL e água mineral.

“Atendemos a população com toda nossa ciência; aqui na Ufac está o conhecimento. A universidade pública, gratuita e de qualidade tem cumprido seu papel e sua responsabilidade social, que é fazer boas ações para nossa sociedade”, comentou. “Vamos combater essa pandemia com muita ciência e solidariedade.”

A pró-reitora de Graduação, Ednaceli Damasceno, destacou o desafio de retomar as atividades pedagógicas pelo ensino a distância. “Já temos um aprendizado em 2020, quando em outubro iniciamos o período letivo especial com ensino remoto”, contou. “Esses aprendizados vão nos ajudar a conduzir o processo de educação neste próximo semestre; é um desafio para docentes e alunos, exige um comprometimento maior.”

Também participaram da solenidade o vice-reitor da Ufac, Josimar Batista; o pró-reitor de Assuntos Estudantis, Isaac Dayan Bastos da Silva; o diretor do Centro de Ciências da Saúde e do Desporto, Carlos Frank Viga Ramos; o coordenador do curso de Letras/Inglês, Carlos André Alexandre de Melo; e o presidente do Diretório Central dos Estudantes, Danilo Viana Lopes.

250320212.jpeg