Ufac sedia 37º Encontro de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação

publicado: 23/11/2021 16h08, última modificação: 18/11/2022 16h20
241120211.jpeg

A Universidade Federal do Acre (Ufac) sedia, de 23 a 25 de novembro, o 37º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop). O evento, cujo tema é “Ciência e Sociedade: Estratégias para uma Comunicação Eficiente”, tem como objetivo debater e elaborar propostas para o desenvolvimento da Pesquisa, da Pós-Graduação e da inovação no âmbito das instituições acadêmicas e de pesquisas no Brasil.

Neste ano, o encontro ocorre de forma híbrida, tanto presencialmente, seguindo os protocolos de prevenção à covid-19, no Teatro Universitário do campus sede da Ufac, em Rio Branco, quanto online, por meio de transmissão pelo canal UfacTV no YouTube. A programação do evento conta com palestras, encontros, assembleia e eleição.

231120212.jpg

A reitora da Ufac, Guida Aquino, deu as boas-vindas aos participantes e destacou o crescimento da Ufac em cursos de pós-graduação a partir do ano de 2014. “Somos jovens no que se refere a pós-graduação, mas saltamos de nenhum doutorado para cinco doutorados. Na época, de cinco mestrados para agora vinte cursos de mestrados. Além de especializações e residências. Ainda estamos bem recentes, mas com uma evolução muito rápida; é um orgulho para todos nós”, afirmou. “Tínhamos um desafio de ter pelo menos dois doutorados e cinco mestrados até 2016, senão perderíamos o título de universidade. Mas conseguimos e hoje continuamos avançando e fortalecendo todos os nossos programas de Pós-Graduação, apesar de tudo que estamos passando".

231120214.jpg

O presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação e Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, Carlos Henrique de Carvalho, participou da solenidade de abertura de forma online, por meio de videoconferência. “Vivemos um momento conturbado nesses últimos dois anos, em termos orçamentários e sanitários. Mas com a persistência e união de todos da nossa comunidade, de todos os pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação que se agregam em torno do nosso Fórum, podemos reverter muitas situações e fazer alguns encaminhamentos”, disse ele. “Saberemos conduzir as discussões e fazer as críticas necessárias para que atendam nossas demandas para uma Pesquisa e Pós-Graduação de qualidade e que tenha maior inserção em nossa sociedade; esse é o ponto que temos lutado por 37 anos”.

231120213.jpg

Ainda durante a solenidade de abertura do evento, a coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da regional Norte e Amazônia Legal e presidente desta edição do Enprop, Margarida Lima Carvalho, destacou o trabalho dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Brasil. “Somos guerreiros por comandar uma batalha com poucas armas [verba pública para pesquisa], para defender a Pesquisa e a Pós-Graduação. Mas não fugimos à luta, estamos na guerra da conquista pela ciência, pelo conhecimento e progresso geral da nação”, disse ela. “Que a humanidade vive uma crise geral, isso é um fato. Que as mudanças são inevitáveis, é real. Então um pouco de resiliência é salutar para sair do caos e buscar a ordem”, finalizou.

Participou também da solenidade oficial de abertura do evento o vice-reitor da Ufac, Josimar Ferreira.

Para mais informações e programação completa, acesse o site do 37º Enprop. O evento é uma realização da Ufac, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) e conta com patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

231120215.jpg