Você está aqui: Página Inicial > Unidades, Órgãos e Centros > Serviço Escola de Psicologia

O que é o Serviço Escola de Psicologia?
Segundo o Conselho Federal de Psicologia, os Serviços-Escola de Psicologia caracterizam-se como espaços apropriados que aliam a formação profissional e a consolidação das competências propostas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Psicologia à prestação de serviços à comunidade. 
O Serviço Escola se localiza próximo ao Estacionamento H, no Bloco Francisco Bacurau, em frente ao setor médico da Ufac.

O Serviço Escola é um campo de Estágio do Curso de Psicologia, funcionando com atendimento à comunidade externa, realizado por alunos/alunas a partir do 7º período do curso, supervisionados por professores/professoras e com a Coordenação da Psicóloga Andréia Caroline da Cruz Alves, CRP n° 20/04703.


 

Quem pode ter acesso ao serviço?

Comunidade externa em geral

Como agendar um atendimento?

De forma presencial ou via formulário pelo link: goo.gl/unCbj5

Fale conosco

Email: serpsi.ufac@gmail.com
Horários de Funcionamento
Segunda a sexta-feira
08h00 às 12h00
14h00 às 18h00
Endereço
Campus Universitário – BR 364, Km 4 – Distrito Industrial – CEP: 69.620-900. Rio Branco, Acre.

Serviços disponíveis à comunidade

Atendimento inicial

É o primeiro contato efetivo com o serviço e tem como objetivo o acolhimento e a compreensão da demanda apresentara pelo sujeito por meio de uma entrevista. Este contato inicial  possibilita ainda  o adequado encaminhamento aos serviços disponíveis, descritos a seguir.
 

Plantão Psicológico

É um tipo de intervenção psicológica com valor terapêutico que acolhe a pessoa no exato momento de sua necessidade, ajudando-a a lidar melhor com seus recursos e limites. 

Psicoterapia individual

É um processo de acolhimento, compreensão e intervenção através de métodos e técnicas reconhecidas pela ciência psicológica, as quais promovem saúde mental e condições para enfrentamento de conflitos, transtornos e sofrimentos psíquicos.
Público-alvo:  crianças, adolescentes, adultos e idosos. 

Psicoterapia de grupo

É uma modalidade da psicoterapia que parte de demandas comuns compartilhadas por um grupo de pessoas que se dispõe a trabalhar suas questões de maneira conjunta. Orientado por um psicoterapeuta, o grupo serve de suporte à elaboração e ressignificação de experiências dolorosas, bem como, à reflexão sobre novas formas de se posicionar nas relações interpessoais, enriquecendo o repertório individual a partir das trocas coletivas.

Psicoterapia Infantil

Prática que está a serviço do bem estar e da qualidade de vida da criança e de sua família. O trabalho psicoterapêutico tem o objetivo de trabalhar dificuldades da criança, observando a dinâmica familiar e escolar, a qual está inserida. A participação da família é fundamental para o sucesso do trabalho psicoterapêutico.
 

Avaliação psicológica

É um processo técnico-científico que busca uma compreensão profunda em um intervalo de tempo determinado,  por meio do estudo e interpretação de informações a respeito dos fenômenos psicológicos resultantes da relação do indivíduo com a sociedade, utilizando, para tanto, de métodos, técnicas e instrumentos psicológicos.