Você está aqui: Página Inicial > paleontologia

Laboratório de Pesquisas Paleontológicas

Contato

Prof. Dr. Jonas Filho

(68) 3901-3521

Sobre o Laboratório

O Laboratório de Pesquisas Paleontológicas - LPP - da Universidade Federal do Acre foi criado em maio de 1983 com o objetivo de estudar o rico material fóssil presente nas formações geológicas que cobre toda a Amazônia Ocidental. A coleção de fósseis no Acre, que hoje possui mais de 5.000 peças, começou a partir das pesquisas realizadas pelo Drº. Alceu Ranzi no final da década de 1970 ao longo dos rios e estradas que cortam todo o Estado do Acre.

Os pesquisadores do LPP descreveram novos taxa para a ciência despertando o interesse da comunidade cientifíca de todo o mundo para os animais pretéritos que viveram na Amazônia a partir dos últimos 8 milhões de anos. A riqueza fossilífera do Acre permitiu a formação e a qualificação de vários cientistas com a produção de monografias, dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado em instituições nacionais e internacionais.

O reconhecimento do trabalho realizado pelos pesquisadores do LPP ficou explícito na Assembleia Geral da Sociedade Brasileira de Paleontológia, no ano de 1999, quando a Universidade Federal do Acre, representada pelo paleontólogo Drº. Jonas Pereira de Souza Filho, foi escolhida para sediar o XVII Congresso Brasileiro de Paleontologia, ocorrido no período de 05 a 09 de agosto de 2001. O XVII CBP trouxe ao Acre aproximadamente 240 participante de 20 Estados brasileiros e de 6 países, contando com a apresentação de 166 trabalhos na mais diversas áreas da paleontologia.

Sabemos que ainda temos um longo caminho a ser percorrido. No entanto, levar ao domínio da rede mundial de computadores um pouco do trabalho que estamos desenvolvendo aqui na Amazônia sul-ocidental brasileira é apenas mais um passo dentre os diversos que ainda almejamos dar.

Nosso objetivo é contribuir com a difusão do conhecimento científico bem como trocar experiências com cientistas e demais pessoas interessadas no estudo da paleontologia sul-americana.