Você está aqui: Página Inicial > Pro-Reitorias > Extensão e Cultura > Programas e Projetos

Programas e Projetos

por Ascom-01 publicado 17/10/2016 15h41, última modificação 17/10/2016 15h46

Programas: De acordo com o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), entende-se por programa um conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico-institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo.

Todas as ações de extensão, segundo o Forproex, deverão ser classificadas por área temática conforme a seguir:

Cursos de iniciação: Atualização, treinamento e qualificação profissional ministrado por alunos da graduação e supervisionado por professores, atendendo a demandas da população que não tem acesso fácil a estas oportunidades de formação.

Projetos: Entende-se por Projeto de Extensão, uma ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode estar vinculado a um Programa (forma preferencial) ou ser registrado como "projeto sem vínculo".

As Atividades de Extensão Universitária compreendidas como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade serão executadas na Ufac sob a forma de Programas, Projetos, Cursos, Eventos e Serviços.

I - Programa de Curricularização da Extensão

Tendo presente a necessidade de no mínimo 10% do total da carga horária das graduações para atividades de extensão em áreas de grande relevância social, o presente programa tem como finalidade indicar precisamente os locais de concentração das atividades de extensão que favoreçam a realização desta determinação. Os Projetos vinculados a este programa poderão ou não ter bolsas, oferecer um “Guia da Curricularização” a fim de favorecer o processo de implantação desta meta, por parte dos Núcleos Docente Estruturantes das várias graduações.

II - Programa de Interiorização da Extensão

Este programa visa fortalecer as ações de Extensão já existentes nos municípios do Acre, criando núcleos de extensão para desenvolver projetos e efetivar as ações por áreas em cada município. Articulando com o Núcleo de Interiorização e Educação a Distância (NIEAD), a realização de cursos a Distância com o objetivo de alcançar todos os municípios do estado do Acre, bem como seminários com temas relevantes para a comunidade e a realização de parcerias com as prefeituras e governo do Estado, além de oferecer a partir da Extensão cursos de Formação continuada aos professores dos municípios, urbano e rural, com objetivo de melhorar cada vez mais sua prática docente.

III - Programa de Internacionalização da Extensão

Este programa visa fortalecer o diálogo entre a Ufac e as Universidades do Peru e Bolívia através de atividades multidisciplinares integradas dentro das oito áreas temáticas da Extensão, bem como estimular a realização de ações de extensão envolvendo professores e alunos dos diferentes países fronteiriços, articulando intercâmbios dentro das áreas da extensão com universidades dos cinco continentes, bem como realizando acordos de cooperação acadêmicas com faculdades e universidades da tríplice fronteira, a fim de possibilitar o intercâmbio e realização de ações de Extensão na fronteira.

IV - Programa Conhecendo a Ufac

De forma especial este Programa visa incentivar a integração entre o ensino público e privado, nos seus níveis (Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior), por meio de atividades que proporcionem o contato, a relação e a integração entre os alunos, gestores, técnicos do sistema público de educação. Oferecendo prioritariamente cursos de Pré-Enem e de reforço escolar aos alunos de escolas públicas, ministrado pelos discentes da Ufac, sob a orientação de um docente, bem como parceria com o governo do Estado para a realização do “Viver Ciência” e da Semana de Ciência e Tecnologia.

V - Programa de inclusão Social, Apoio aos Direitos Humanos e Justiça

Este programa visa articular as diferentes ações de extensão universitária que buscam contribuir para a conscientização dos direitos humanos junto às populações historicamente desfavorecidas.

Os projetos têm como área de atuação a cidade de Rio Branco e os municípios onde exista um núcleo da Ufac. A interdisciplinaridade e integração ao ensino e pesquisa são preceitos fundamentais de atuação do Programa. Todos os projetos têm como prioridade a produção de conhecimento, a formação dos estudantes da Ufac, principalmente da área jurídica, possibilitando o contato com as demandas das comunidades. O referido Programa ainda conta com o projeto “Ufac pelo fim da violência contra as Mulheres” iniciado em 2014. Este projeto tem como objetivo combater, por meio da educação, os diversos modos de violências sofridas pelas mulheres. Até agora, por meio de uma parceria com a Secretaria de Estado de Políticas para as Mulheres, 21 dos 22 municípios do Acre já receberam a formação.

VI - Programa de Esporte, Saúde e Qualidade de Vida

Este programa visa realizar jogos internos da Universidade com a participação dos cursos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul. Este Programa tem as seguintes linhas básicas: Jogos Universitários (Internos, Estadual e Nacional), Caminhada orientada e Ginástica Laboral. Deve-se frisar ainda que na Amazônia Ocidental, em particular no Acre, existe uma elevada demanda de serviços de Saúde em geral, e em particular de Saúde Mental. Sendo assim, este programa também visa fundamentar a enorme necessidade em contribuir para uma evolução construtiva das Políticas Públicas atuais no campo da Saúde Pública, assegurando um serviço de qualidade. 

VII - Programa Ufac Cultural

Este programa visa realizar ações de extensão e cultura nos municípios acreanos, notadamente naqueles em que se conta com Campi e núcleos da Ufac. O Programa Ufac Cultural abrange as mais diversas iniciativas na área de cultura e lazer, promovendo atrações culturais em todas as áreas, tais como música, dança, teatro, artesanato, cinema, literatura. Além disso, estão incluídas diversas ações na área de lazer. O projeto visa fomentar a arte e a cultura nos campi da Ufac. O público-alvo dos eventos são alunos e servidores da Ufac, além da comunidade externa. É importante também salientar que este programa aborda os temas da diferença cultural na região amazônica, estimulando e valorizando a cultura dos diferentes povos indígenas, apoiando a integração entre os conhecimentos tradicionais e o saber científico, promovendo ações que estimulem uma “Universidade Livre”, oferecendo cursos, palestras e serviços para toda a comunidade.