Você está aqui: Página Inicial > Pro-Reitorias > Extensão e Cultura > Programas e Projetos

Programas e Projetos

por Ascom-01 publicado 17/10/2016 15h41, última modificação 15/08/2017 12h05

De acordo com o Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX), deverão ser classificadas por área temática conforme a seguir:

1. Comunicação;

2. Cultura;

3. Direitos Humanos e Justiça;

4. Educação;

5. Meio Ambiente;

6. Saúde;

7. Tecnologia e Produção;

8. Trabalho.

As ações de Extensão Universitária são compreendidas como um processo interdisciplinar educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre universidade e outros setores da sociedade e são executadas na Ufac sob a forma de Programas, Projetos, Cursos/minicursos e Eventos. 

Programa de extensão (carga horária mínima 180h)

Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão, preferencialmente de caráter multidisciplinar e integrado a atividades de pesquisa e de ensino. Tem caráter orgânico institucional, integração no território e/ou grupos populacionais, clareza de diretrizes e orientação para um objetivo comum, sendo executado a médio e longo prazo. A Proex está organizada com seus programas de extensão, buscando favorecer as ações de extensão por meio de duas diretorias.

Projeto de extensão (carga horária mínima 90h)

Ação processual e contínua, de caráter educativo, social, cultural ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado. O projeto pode estar vinculado a um Programa (forma preferencial) ou ser registrado como “projeto sem vínculo”.

Curso de extensão (carga horária mínima 20h)

Ação pedagógica de caráter teórico e/ou prático, presencial ou à distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas, e critérios de avaliação definidos.

Evento/minicurso (carga horária mínima 08h)

Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade.

O Evento/minicurso pode ser caracterizado como: campanhas em geral, campeonato, ciclo de estudos, circuito, colóquio, concerto, conclave, conferência, congresso, concurso, debate, encontro, espetáculo, exposição, feira, festival, fórum, jornada, lançamento de publicações e produtos, mesa redonda, mostra, olimpíada, palestra, recital, semana de estudos, seminário, simpósio, torneio e afins, que congreguem pessoas em torno de objetivos específicos.