Núcleo de Apoio à Inclusão - NAI

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Conheça os Nossos Serviços

Tradução e Interpretação - Libras

Tradução e Interpretação - Libras

Os Tradutores e Intérpretes de Libras-Português (TILSP) são os que atuam em salas de aulas, eventos presenciais e virtuais mediados por esta instituição de ensino e acompanhamento em setores no âmbito da universidade. Esse serviço tem por finalidade promover a acessibilidade, diminuindo barreiras de comunicação. Clique abaixo para solicitar o serviço.

Fisioterapia

Fisioterapia

O Setor de Fisioterapia do NAI/UFAC tem por finalidade prover aos estudantes de toda a comunidade acadêmica da UFAC, com prioridade aos alunos vinculados ao NAI (alvo principal do setor) portadores das mais diversas deficiências, atendimentos de Fisioterapia nas áreas de Ortopedia-Traumatologia e Neurologia em casos de pequena e média complexidade. O atendimento presencial ocorre mediante agendamento através do e-mail: fisioterapia.nai@ufac.br.

Adaptação de Material  Audiodescrição

Adaptação de Material Audiodescrição

O Núcleo de Apoio à Inclusão – NAI também disponibiliza, através dos Revisores de Textos Braille, serviços de Adaptação e Revisão de materiais didáticos nos formatos em braille, ampliados e em áudio (word), bem como, serviços de Audiodescrição, incluindo descrições de materiais didáticos, como também cards.

Acompanhamento Pedagógico

Acompanhamento Pedagógico

Através dos Técnicos em Assuntos Educacionais, realizamos atendimentos de acompanhamento com acadêmicos público-alvo da Educação Especial, orientando os bolsistas/NAI e os professores acerca das adaptações de materiais pedagógicos, disponibilização de recursos e serviços especializados. Além disso, elaboramos, organizamos e executamos projetos de extensão voltados para a inclusão das pessoas com deficiência na Ufac. O atendimento ocorre de forma presencial e pode ser solicitado através do e-mail: nai@ufac.br. Clique abaixo para solicitar o serviço.

Fonoaudiologia

Fonoaudiologia

O serviço de Fonoaudiologia do Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI) tem como objetivo desenvolver uma proposta de acolhimento com escuta qualificada, identificar a necessidade de intervenção nas alterações de fala, voz, linguagem, audição e aprendizagem. Dentre as atividades, realizamos avaliação clínica fonoaudiológica, orientação pertinente a cada caso, encaminhamento para exames e terapia clínica. O atendimento está voltado para os estudantes vinculados ao NAI, que poderão solicitar o agendamento para acesso ao serviço através do e-mail: fonoaudiologia.nai@ufac.br, ou clicando logo abaixo.

Assistência Social

Assistência Social

O objetivo do Serviço Social no Núcleo de Apoio à Inclusão implica em identificar os determinantes sociais, políticos, econômicos e culturais que interferem na vida do estudante, de modo a prevenir as causas de retenção e/ou evasão a partir de sua condição de vulnerabilidade, associada a outras formas decorrentes das diversas expressões da questão social, na perspectiva de propor alternativas de intervenção de forma a auxiliar com a efetivação da educação como um direito da pessoa com deficiência. O atendimento pode ser solicitado pelo e-mail: servicosocial.nai@ufac.br

Serviço de Atenção Psicológica - SAP

Serviço de Atenção Psicológica - SAP

O Serviço de Atenção Psicológica - SAP do Campus Floresta da universidade federal do Acre está localizado próximo ao R.U, atendendo a comunidade interna da UFAC, são público prioritários os alunos assistidos pelo NAI com transtorno global do desenvolvimento, transtorno do espectro autista, pessoa surda dentre outras necessidades especificas. O serviço também oferece atendimento individual à comunidade acadêmica em sofrimento psíquico que procuram atendimento e aos servidores da instituição tendo como modalidade clínica o aconselhamento psicológico, cujo objetivo é oferecer acolhimento pessoal por meio de escuta psicológica especializada e intervenção em situações de Crise. Os atendimentos clínicos individuais ocorrem as segundas, quartas e sextas. Os agendamentos são realizados no NAI- Campus Floresta pelo próprio paciente e comunicado ao mesmo quando for liberada a vaga para atendimento psicológico.

Programa de Assistência Estudantil

Os Programas promovidos pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis - PROAES tem por objetivo atender as proposições do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES, que busca ampliar as condições de permanência dos acadêmicos na educação superior federal.

PROMTAED

PROMTAED

O Programa de Monitoria e Tutoria para Apoio ao Estudante Público-Alvo da Educação Especial (Pessoa com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e com Altas Habilidades/Superdotação) tem a finalidade de promover a inclusão acadêmica dos estudantes público-alvo da Educação Especial, de estudantes com Deficiência Física (Paralisia Cerebral), Deficiência Intelectual, Múltipla Deficiência, Deficiência Auditiva (Surdez) e Transtornos Globais do Desenvolvimento (Autismo) que, devido suas limitações específicas, necessitam do auxílio de outro acadêmico de graduação para desempenhar satisfatoriamente as atividades acadêmicas.

Pró-Acessibilidade

Pró-Acessibilidade

O Programa de Apoio às Ações de Acessibilidade do NAI Pró-Acessibilidade tem por finalidade selecionar bolsistas para apoiar a inclusão acadêmica dos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e com altas habilidades ou superdotação, no âmbito administrativo e de acessibilidade comunicacional do Núcleo de Apoio à Inclusão.

Pró-Pcd

Pró-Pcd

O Programa de Incentivo ao Acadêmico Público-Alvo da Educação Especial (Pessoa com Deficiência, Transtornos Globais do Desenvolvimento e com Altas Habilidades/Superdotação) – Pró-PcD se objetiva em apoiar financeiramente, por meio de bolsa de estudo, os acadêmicos Público-alvo da Educação Especial em situação de vulnerabilidade socioeconômica, regularmente matriculado em cursos de graduação, modalidade presencial nesta Instituição. Além disso, pretende-se promover a inclusão e contribuir com o pleno desenvolvimento dos acadêmicos Público Alvo da Educação Especial em situação de vulnerabilidade socioeconômica a fim de reduzir as taxas de retenção e evasão até a conclusão do Ensino Superior.

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