Metas da Extensão 2015-2019

Meta 1 – Curricularização da Extensão

Considerando a Estratégia 12.7 da Meta 12 do Plano Nacional de Educação para o período 2014 a 2024, que é “assegurar, no mínimo, 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social”, tem-se as seguintes estratégias:

Estratégia 1.1: Sensibilização da comunidade universitária da Ufac para o cumprimento dessa meta ao longo do ano 2015 e sua subsequente implantação.

Estratégia 1.2: Reunião e discussão de formas de concretização da meta com todos os núcleos docentes estruturantes dos cursos de graduação da Ufac.

Estratégia 1.3: Expansão da ação para os demais campi da Ufac.

Meta 2 – Interiorização da Extensão

Estratégia 2.1: Fortalecimento das ações de extensão já existentes nos municípios do Acre.

Estratégia 2.2: Criação de núcleos de extensão para desenvolver programas e efetivar as ações por áreas em cada município.

Estratégia 2.3: Articulação, com o Núcleo de Interiorização e Educação a Distância (Niead), da realização de cursos na modalidade EaD, com o objetivo de alcançar todos os municípios do Estado do Acre.

Meta 3 – Internacionalização da Extensão

Estratégia 3.1: Fortalecimento do diálogo e articulação do intercâmbio entre a Ufac e as universidades da Amazônia, especialmente de países como Peru e Bolívia, por meio de atividades multidisciplinares, integradas dentro das oito áreas temáticas da extensão (educação; cultura; comunicação; direitos humanos e justiça; tecnologia e produção; meio ambiente; saúde; e, trabalho).

Estratégia 3.2: Estimulação da realização de ações de extensão envolvendo professores e alunos dos diferentes países fronteiriços.

Estratégia 3.3: Realização anual do Seminário Internacional de Extensão Universitária na Ufac.

Meta 4 – Modernização da extensão

Estratégia 4.1: Construção de um sistema informatizado para monitoramento e avaliação das ações de extensão.

Estratégia 4.2: Incentivo à publicitação dos resultados alcançados pelas ações de extensão, por meio do site da Ufac e de outras mídias.

Estratégia 4.3: Recebimento de relatório e emissão de certificados por meio eletrônico.