Notícias
Professora da Ufac é premiada pelo 20º Programa L’Oréal-Unesco
O professora da Ufac, Sonaira Silva, foi umas das oito premiadas no 20º Programa L’Oréal-Unesco para Mulheres na Ciência (edição de 2025), realizado em parceria com a Academia Brasileira de Ciências. Ela concorreu na categoria Ciências da Vida e ganhou uma bolsa-auxílio de R$ 50 mil.
Sonaira é coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente (LabGama), do campus Floresta, em Cruzeiro do Sul, além de atuar no mestrado em Ciências Ambientais e no doutorado da Rede Bionorte. Segundo a professora, a premiação mostra que é possível fazer ciência de qualidade fora dos grandes centros de pesquisa.

“Mesmo diante dos desafios de investimento, a ciência avança e o protagonismo feminino avança junto”, ponderou. “Ter sido escolhida entre tantas candidaturas, sendo pesquisadora do interior da Amazônia, mostra a preocupação da L’Oréal e da Academia Brasileira de Ciências com a representatividade territorial.”
Além disso, Sonaira ressaltou que a educação e a ciência transformam realidades, sendo ela uma menina do interior do Acre que chegou a esse patamar acadêmico. “Esse prêmio eu dedico aos 13 anos de trabalho coletivo como pesquisadora e professora da Ufac”, acrescentou. “Dedico a cada aluno e aluna que passou horas na frente do computador mapeando o fogo na Amazônia; àqueles que enfrentaram semanas de campo em lugares distantes e desafiadores; e aos pesquisadores que acreditaram no nosso trabalho.”