Notícias

Ufac participa de evento internacional AmazonTEC2025: Ciencia y comunidades frente al fuego en la Amazonía

publicado: 20/10/2025 18h05, última modificação: 20/10/2025 18h05
Ufac participa de evento internacional AmazonTEC2025 Ciencia y comunidades frente al fuego en la Amazonía (1).jpg

Após um 2024 marcado por incêndios históricos em todo o mundo, especialistas e lideranças locais se reúnem em Lima-Peru, para apresentar soluções tecnológicas e experiências bem-sucedidas no combate a incêndios florestais na Amazônia. O evento internacional AmazonTEC2025, organizado pela Amazon Conservation (ACCA), reunirá cientistas, autoridades e comunidades no dia 1º de outubro para responder conjuntamente à crescente ameaça de incêndios florestais. O evento apresentará as últimas descobertas sobre a relação entre incêndios florestais, desmatamento e mudanças climáticas, inovações tecnológicas que permitem antecipar, combater e avaliar incêndios, além de experiências locais que oferecem esperança diante desta crise ambiental.

A professora Sonaira Silva, coordenadora do Laboratório de Geoprocessamento Aplicado ao Meio Ambiente e do Mestrado em Ciências Ambientais participou da mesa “Experiencias locales en el manejo integrado de incendios forestales con el uso de tecnologias”, apresentando pesquisa sobre o monitoramento das queimadas e incêndios florestais na Região MAP (Madre de Dios-Peru, Acre-Brazil e Pando-Bolívia).

Ufac participa de evento internacional AmazonTEC2025 Ciencia y comunidades frente al fuego en la Amazonía.jpg

Especialistas alertam que esse cenário não é resultado de eventos isolados. De acordo com o World Resources Institute (WRI, 2025), os picos de incêndios florestais ocorrem em anos em que ocorrem secas extremas, o fenômeno global El Niño, o desmatamento e a degradação florestal. Na mesma linha, o recente relatório MAAP #232 da Amazon Conservation alerta que o desmatamento no leste do Brasil já está afetando a reciclagem de água na Amazônia, reduzindo a umidade que chega ao sudeste do Peru e ao norte da Bolívia. O resultado: ecossistemas mais secos, vulneráveis e propensos a incêndios.

“Menos chuvas, mais pressão sobre as florestas e maiores emissões: esta é a face visível das mudanças climáticas na Amazônia. Na AmazonTEC2025, mostraremos como essas dinâmicas estão influenciando a recorrência e a intensidade dos incêndios e quais cenários são projetados para o futuro, disse Sidney Novoa, Diretor de Tecnologias de Conservação da Conservación Amazónica (ACCA).

Segundo profa Sonaira Silva, “o fogo é uma das tecnologias mais importantes para a evolução humanidade. Entretanto, nos últimos anos o uso do fogo indicriminado, associado aos efeitos das mudanças climáticas mostra que necessitamos mudar a forma de usar e manejar o fogo

O evento pode ser assistido em espanhol e inglês em https://amazontec.pe/videos/

As apresentações podem ser acessadas em https://amazontec.pe/presentaciones/