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Mestrado em Ciências Ambientais integra livro da Capes “Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Agenda 2030

publicado: 28/10/2025 17h17, última modificação: 10/11/2025 17h05
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A obra busca identificar o impacto da pós-graduação stricto sensu na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir da seleção de destaques de projetos e ações que vem sendo desenvolvidos nas nove grandes áreas do conhecimento, bem como identifica temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que estão presentes nos documentos orientadores das 50 áreas de avaliação.

O Mestrado em Ciências Ambientais da UFAC teve uma boa prática escolhida como destaque da Pós-Graduação Brasileira realizada na Amazônia e com foco na Amazônia. A boa prática foi oriunda do Projeto “Formação de capacidades e trocas de conhecimentos para a governança e o empreendedorismo socioambiental na Bacia do Alto Juruá” realizada em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da USP (PROCAM/USP), Tropical Conservation and Development Program/University of Florida (TCD/UF) e Instituto Fronteiras (detalhamento na página 158-159 do livro). Para construção

O livro que trata sobre Destaques de experiências na Pós-Graduação, por meio de atividades de ensino, pesquisa & inovação, e extensão, que atendem aos ODS. Houve quase 2.000 Destaques enviados a CAPES, por cerca de 1050 programas de 251 instituições ofertam) de todas 50 Áreas. “Dos destaques enviados foram selecionados 4 de cada das 9 grandes áreas, sendo uma delas da Área de Ciências Ambientais de um Programa jovens no interior da Amazônia, demonstrando o potencial de contribuição vindo da Amazônia e para a Amazônia”, comenta Prof Carlos Sampaio coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes

A atividade foi coordenada pelo Prof Charles Rossi que destaca: “ A reflexão sobre a necessidade de repensar sua abordagem de investigação, educação e formação para apoiar as comunidades tradicionais e indígenas tem sido um pilar a ser fortalecido no PPGCA”, disse o professor Charles Rossi. 

Os pesquisadores brasileiros são os que mais estudam e publicam sobre a Amazônia. Além disso, os cientistas e pós-graduandos que vivem na região estão entre os principais responsáveis pelo desenvolvimento desses estudos, principalmente nos cursos de mestrado e doutorado. A informação consta em um dos capítulos do livro Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Agenda 2030: Contribuição do Sistema Nacional de Pós-Graduação para a COP 30 na Amazônia.

Acesse o livro em https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/01102025_impacto-da-pos-graduacao-brasileira-na-agenda-2030.pdf

Saiba mais: (http://www2.ufac.br/ppgca/menu/noticias/ppgca-participa-de-realizacao-de-curso-sobre-governanca-ambiental).