Notícias

Ufac inicia congresso de linguagens e identidades na Amazônia

publicado: 07/11/2019 17h08, última modificação: 18/11/2022 16h10
Evento.jpg

A Ufac realizou solenidade de abertura do 13º Congresso de Linguagens e Identidades das/nas Amazônias, na tarde desta quinta-feira, 7, no auditório do Bloco de Mestrados, no campus-sede. O evento, que termina nesta sexta-feira, 8, tem como tema “Palavras Múltiplas e Educação Poética contra Interdições Fascistas” e objetiva promover diálogo e intercâmbio de saberes.

A reitora Guida Aquino destacou avanços do programa de pós-graduação em Letras: Linguagem e Identidade (PPGLI), que conta hoje com avaliação 4, sendo 5 a maior. “Estamos, na Reitoria, em defesa de uma universidade pública, gratuita e de qualidade, pois é aqui que discutimos problemas da sociedade atualmente”, disse. “As pesquisas desenvolvidas no país ocorrem na universidade pública; vamos continuar nessa luta em favor de quem não pode pagar ensino superior.”  

O coordenador do PPGLI, Gerson Albuquerque, ressaltou a importância do congresso para pesquisadores da região. “Este ano temos cerca de 500 trabalhos inscritos; é um volume grande de pesquisa e produção acadêmica em diversas instituições que têm a Ufac como espaço de intercâmbio”, comentou. “Isso nos coloca uma responsabilidade de lutar para manter a universidade para que ela continue sendo um espaço sempre aberto; é um momento de consolidação do nosso programa.”

Criado no âmbito do PPGLI da Ufac, o congresso foi proposto inicialmente, por professores e estudantes, no formato de simpósio baseado na Ufac. Hoje é realizado no formato de congresso internacional; ocorreu em Lima, no Peru, em 2018, e tem planos para ser realizado em Porto Maldonado, em 2020, também no Peru, e na Universidade Estadual do Amazonas, em 2021. 

“Esse trânsito fortalece, do ponto de vista de ensino, pesquisa e extensão, a região da fronteira trinacional e dá mais visibilidade para o que a Ufac vem fazendo, se consolidando, de fato, como instituição que consegue, nesta parte da Amazônia, capitanear muitas discussões importantes numa parceria muito grande com outras instituições”, concluiu Gerson Albuquerque. 

Também participou da mesa de honra a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Margarida Carvalho. Após a solenidade de abertura, a programação seguiu com a sessão temática “Universidade Pública e Interculturalidade: Embates Cotidianos”. A programação completa pode ser acessada no site do evento.